TV Olhos d'Água


04/04/2022
ENERGIA EÓLICA, LEISHMANIOSE, MANGUEZAIS E PLANTAS MEDICINAIS NO UNIVERCIÊNCIA #3

Salvar

O programa Univerciência vai mostrar pesquisas científicas sobre energia eólica e combate à leishmaniose, além de estudos sobre carbono em áreas de manguezais, e análise de componentes químicos em espécies de plantas medicinais.
Na Bahia, cientistas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizam pesquisas com o objetivo de mapear, classificar e analisar os componentes químicos das espécies de plantas. Cada vez mais a utilização de plantas medicinais apresenta soluções para o nosso dia a dia, em diversas necessidades, ou ainda na busca de resoluções mais complexas das demandas humanas. O resultado do mapeamento, classificação e análise dos componentes químicos das espécies pode contribuir na criação de novos medicamentos.

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais. #TVOD #Uefs #Univerciência