Universidade Aberta à Terceira Idade


Dessa forma, o programa assume o compromisso de assegurar a existência de espaços multiplicadores, com ações interativas, educativas e qualificadas, que privilegiem o indivíduo no seu processo de envelhecer com dignidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes em Feira de Santana e microrregião.
Atualmente, o setor atende a mais de 900 pessoas, oferecendo múltiplas atividades, através de uma série de oficinas e cursos de curta duração, distribuídos nos seguintes Eixos de Atuação:
PROMOÇÃO DA SAÚDE
Esse Eixo de Atuação viabiliza a importância do viver de forma satisfatória, através de práticas saudáveis e regulares, que contribuam para que o idoso não apenas adquira conhecimentos sobre a manutenção de sua saúde, mas também realize atividades essenciais para o equilíbrio entre o corpo e a mente, chave para sentir-se mais disposto para a vida. As oficinas e cursos oferecidos englobam também a prática de esportes e de terapias orientais:
Medicamento e seu uso
Nutrição
Saúde e Doença
Saúde no Envelhecer
Atividade Física Diária
Massoterapia
Yoga
Massagem Relaxante
Alongamento
Flexibilidade e Alongamento
Hidroginástica
Treinamento de Força
Ginástica com Música
Jogos Recreativos
Tai Chi Chuan
Pilates
ARTE-EDUCAÇÃO
A UATI entende a arte enquanto propiciadora de uma educação com princípios democráticos e participativos e como desafio para a construção de uma cultura que respeite as diferenças. Nesse sentido, promove o compartilhamento de diversos saberes, ideias e habilidades, oferecendo aos idosos oficinas e cursos voltados à criação artística, tanto no plano intelectual quanto no plano da produção artesanal, o que possibilita, inclusive, o retorno ao mercado de trabalho, exercendo atividades ao mesmo tempo rentáveis e prazerosas:
Artes Plásticas
Mãos e Criação
Bordados
Artesanato
Arte-Educação
Artes no Papel
Música e Poesia
Teatro
Dança de Salão
Danças Circulares
Grupo Condanças
Coral Izabel Trindade
Chá Literário
Diversidade Cultural
EDUCAÇÃO PERMANENTE
A Educação Permanente acredita na capacidade constante de aprendizado e se configura como um elo integrador, que ajuda a transformar e atualizar o idoso, através do estímulo à aquisição do conhecimento, do desenvolvimento de habilidades e competências e do exercício consciente da cidadania, tornando-o capaz de trabalhar em grupo, cooperar, buscar oportunidades e fazer escolhas. As oficinas, cursos e demais atividades ligadas a esse Eixo são:
Jornada de Estudos
Memórias e Leituras
Eu no Meio Ambiente
Grupo de Oração
Encontros Interativos
Envelhecimento Masculino
Roda de Leituras
Memórias
Cidadania do Idoso
Caminhando para a Transformação
Informática Básica
Clicar na Terceira Idade
Leituras e Memórias
Criando Artes
Alfabetização
Espanhol
LAZER
Esse Eixo compreende ocupações escolhidas de livre vontade, que estejam ligadas somente ao benefício pessoal, desvinculadas das obrigações. O objetivo é favorecer a integração e a ressocialização dos idosos. As atividades propostas são diversas e estão acopladas a saberes artísticos, educativos, sociais e turísticos:
Excursões
Visitas
Idas ao Cinema
Idas ao Teatro
Passeios
Idas a Shows
Exposições
Trabalho Voluntário
Piqueniques
Caminhadas
Bailes
Leitura
Tarde Culturais
UATI ITINERANTE
Implantado em 2009, esse projeto proporciona atividades pedagógicas para os Grupos de Convivência parceiros da UATI. Abrange a oferta de oficinas de atividades físicas, momentos de lazer e palestras educativas importantes para a reflexão e informação acerca dos assuntos relacionados à Terceira Idade. Os grupos que formam esse Eixo são:
Grupo Reviver
Grupo Renascer
Grupo Viver Feliz
Grupo Alegria de Viver
Grupo Nova Vida
Grupo Esperança
Anualmente, a Universidade Aberta à Terceira Idade também realiza uma série de grandes eventos esportivos, culturais, sociais e de entretenimento, com o objetivo de promover a diversão, a vivência e o intercâmbio com diversos grupos, a exemplo do Forró da Terceira Idade, da Gincana da Integração, dos Jogos Olímpicos da Terceira Idade e da Feira de Saúde da UATI.
Além de planejar, executar, coordenar e avaliar as atividades destinadas aos idosos, a UATI também promove o desenvolvimento de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre o problema do idoso na microrregião de Feira de Santana, socializando resultados. Para tanto, vem firmando convênios com órgãos e universidades que também desenvolvem programas de atendimento à Terceira Idade.
Qualquer pessoa na faixa etária a partir dos 50 anos, que busca manter-se informada, ativa e atualizada, pode se inscrever na UATI, sendo necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência quando da abertura de vagas, normalmente realizada no mês de fevereiro. A Universidade Aberta à Terceira Idade também abre espaço para profissionais interessados no estudo e investigação da Terceira Idade.
Corpo Docente:
Andréa Celita dos Santos - Alongamento
Anete Barreto Vila Nova - Artesanato
Ana Angélica Vergne de Morais - Memórias e Leituras
Antonio Paolillo Dantas Júnior - Pilates
Carla Rosas dos Santos - Hidroginástica
Cleandro Gomes dos Reis Júnior - Pilates
Conceição Maria Martins - Yoga
Darcilene Souza Santos - Flexibilidade e Alongamento
Eliana Carlota Lima - Leituras e Memórias
Evandro Santos Neri - Teatro
Izany de Queiroz Rios - Hidroginástica
José Jorge Santana das Neves - Dança de Salão
Josélia Costa Nascimento - Caminhando para a Transformação
Jucimara dos Santos Rocha - Alongamento e Ginástica
Laís Pinheiro de Brito - Memórias
Luís Carlos Nunes Torres - Informática Básica
Luciano da Silva Correia Leocádio - Coral
Maria Adelma Santana Carneiro - Criando Artes
Maria das Graças Mascarenhas - Artesanato
Maria das Graças Tourinho - Encontros Interativos
Milena Santos Guimarães - Saúde no Envelhecer
Valdemiro Lopes Marinho - Eu no Meio Ambiente
Wilson Pereira - Tai Chi Chuan
Vinicius Soriano - Treinamento de Força
Contato:
(75) 3161-8228
Coordenação:
Leila Amarante