Licenciatura em Ciências Biológicas
Desvendar os mistérios da vida e compreendê-la! Este é o desafio central do Biólogo. Lidar com a vida nas suas múltiplas formas requer o profissional Biólogo posicionamento ético e político frente aos paradigmas contemporâneos existentes no mundo científico e globalizado. Das formas de vida mais simples à mais complexa, o meio ambiente, o ecoturismo, a sustentabilidade, alimentos transgênicos, clonagem animal e vegetal e a bioética são alguns dos temas polêmicos, em debate e que permeiam os estudos do profissional biólogo.
Bacharelado ou Licenciatura?
A UEFS oferece as duas modalidades cujo acesso ocorre em processos seletivos (vestibulares) distintos. A proposta curricular para as duas modalidades, acrescida do corpo docente qualificado, oferece uma formação sólida aos alunos, capacitando-os para a investigação técnica-científica, seja na área de competência do bacharel ou do licenciado, contribuindo para a ruptura de uma concepção equivocada de que o professor não pesquisa.
A Licenciatura em Ciências Biológicas, na UEFS, também, compreende em um conjunto de componentes curriculares, que requer para a sua integralização nove semestres letivos. Entretanto, a composição curricular traz em evidência um leque de disciplinas que prepara e capacita o nosso egresso para atuar como professor no Ensino Básico, em especial, nos níveis Fundamental II e Médio. Ao egresso, também é facultado a sua inserção ao Magistério do Ensino Superior. A investigação como meio para a formação de pesquisador na área da Educação segue o rigor necessário para permitir ao nosso egresso sua atuação no campo da pesquisa, voltada para a peculiaridade inerente ao ensino das Ciências Biológicas. De igual forma, a UEFS oferece programas institucionais para a formação complementar do nosso aluno, a exemplo do Programas de Monitoria, de Iniciação à Docência e Pesquisa e de Extensão.