Notícias
25/05/2023 11:00
Hoje é dia de roncar o fole no Festival de Sanfoneiros da Uefs
Música, criatividade e encanto se encontram hoje no palco da 12ª edição do Festival de Sanfoneiros. O evento é gratuito, terá início às 18h30 e acontece no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A programação também será transmitida ao vivo pela TV Olhos D’Água, pelo Youtube.
Ao todo, 12 finalistas vão se apresentar, divididos em 4 categorias. Por conta do alcance que o Festival conquistou e o registro de inscrições de diferentes estados do país, pela primeira vez, o evento contará com a categoria ''Nacional'', momento em que os artistas utilizam a sanfona para executarem canções dos mais variados estilos musicais.
Outra novidade deste ano é que os finalistas das categorias ''Até 8 baixos'' e ''Acima de 8 baixos'', de acordo com o edital de seleção, estão condicionados a executarem músicas regionais que contemplem ritmos como xote, baião e forró. De acordo com a organização do evento, uma maneira de evidenciar a cultura nordestina.
''A cultura regional será valorizada em todos os elementos que compõem o espetáculo, desde o cenário, a iluminação. Enfim, o som da sanfona já traz uma identidade do nosso povo, por isso valorizaremos a cultura regional desde a entrada, com comidas típicas, à decoração junina saudando a grande estrela que é a sanfona'', explicou Geovane Mascarenhas, diretor artístico do Festival.
Ainda de acordo com o diretor, este ano foi preparado um espetáculo que costura a relação de cada finalista com o instrumento. ''A sanfona é a grande estrela, mas os artistas que as tocam mostrarão suas histórias também. Por isso, trouxemos a temática: 'Uma sanfona, uma história' para levar ao público esse roteiro preenchido de exímios artistas que dominam a arte de tocar o instrumento'', disse.
O Festival é organizado pela Uefs, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc). A programação contará com a participação da banda ''Arquivo Nordestino'' e com uma edição especial da Feira Saberes e Sabores, que é promovida pela Incubadora de Iniciativas de Economia Solidária da Uefs. Além disso, o público vai acompanhar uma homenagem a Bié dos 8 Baixos, artista popular que passou parte da sua vida animando o Centro de Abastecimento em dias de feira.