Notícias
19/05/2023 15:00
Cerimônia marca posse das novas gestoras da Uefs
Servidores técnicos-administrativos, servidores docentes, estudantes e representantes da sociedade civil participaram na noite da quinta-feira (18) da Solenidade de Posse da reitora e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), as professoras Amali de Angelis Mussi e Evanilda Souza de Santana Carvalho. A cerimônia festiva foi realizada no Auditório Central do campus universitário.
Durante o evento, o ex-reitor da Instituição, professor Evandro do Nascimento, passou o pelerine para a atual reitora, simbolizando a transmissão do cargo. Em seu discurso, ele destacou a felicidade de ter contribuído com o desenvolvimento da Uefs nestes últimos 8 anos e agradeceu a toda comunidade universitária.
''Eu agradeço a cada um que se dedicou à universidade em momentos tão difíceis, isso foi muito importante para fazer os enfrentamentos que foram necessários. Obrigado a todos que estiveram sempre ao nosso lado, mesmo nas divergências'', disse. Na oportunidade também desejou muito sucesso nesta nova jornada das professoras Amali e Eva, em tempo que se colocou à disposição para continuar contribuindo com o projeto de uma universidade socialmente referenciada.
Carregado de emoção, o pronunciamento da nova reitora da Uefs, professora Amali Mussi, evidenciou os desafios e perspectivas de gestão para os próximos quatro anos, além de evidenciar prioridades como a construção de um espaço social cada vez mais saudável, tendo como protagonistas os indivíduos que o compõe.
''Não existe excelência acadêmica sem a valorização das pessoas que nela estão, por isso insistimos muito ao longo do programa em diretrizes orientadas para o bem-estar e inclusão social de toda comunidade universitária. Vivemos um momento histórico social em que a necessidade de lutar contra todo tipo de violência é para nós condição imperiosa e que nos dedicaremos, de corpo e alma, e não será a luta de um reitorado, será a união de propostas de todas as categorias que compõem a Uefs. Clamo que atravessemos com muito diálogo e sensibilidade os desafios que vão aparecer e que já estão postos também, precisamos resgatar a presencialidade, o convívio, precisamos resgatar a admiração pelo serviço público e vamos fazê-lo, precisamos estar juntos. O que nos une deve permanecer para as nossas lutas e conquistas!'', concluiu.
A professora Evanilda Carvalho, que também é egressa do curso de Enfermagem da Instituição, falou da importância de assumir o cargo e do papel que a Uefs tem dentro de um cenário social desafiador, sobretudo no que diz respeito às minorias. Desta forma, antecipou parte dos seus compromissos enquanto vice-reitora.
''A importância dessa universidade alcança muita gente que não tem oportunidade de adentrar ao seu espaço e isso amplia a responsabilidade de quem aqui adentrou para, juntos e juntas, construirmos uma sociedade que os veja. Eu falo das invisíveis e dos invisíveis, que operam a roda do funcionamento da sociedade, mas que pelas adversidades, muitas vezes, sequer tem o direito de sonhar em algum dia estar aqui. Este patrimônio, enquanto espaço de liberdade, construção de habilidades e competências para viver um mundo cada vez mais diverso e complexo, nos convoca a refletir sobre o seu papel. Precisamos assumir um papel de advocacia dos direitos humanos, de todos os humanos indistintamente'', ressaltou.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o professor José Bites de Carvalho, assessor da SEC, prestigiou a cerimônia de transmissão de cargo. Também participaram da programação festiva, a secretária municipal de Educação e ex-reitora da Uefs, professora Anaci Paim, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, além de representantes da UFBA, UFRB, IFBA, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia.
O evento foi ainda prestigiado pela chefe de gabinete da Reitoria, professora Taíse Bomfim, pró-reitoras e assessoras da atual gestão, além do diretor do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e reitores e vice-reitores de gestões anteriores. Também participaram da mesa de honra da cerimônia, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest), Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).