Notícias

15/03/2023 15:40

Primeiro debate entre candidatos à reitoria ocorreu nesta terça-feira (14)

      O primeiro debate entre os representantes das duas chapas que concorrem à reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para o mandato 2023-2027 ocorreu na noite deste terça-feira (14), no Auditório Central. Participaram das discussões as candidatas da Chapa 1 (Mais Uefs), as professoras Amali de Angelis Mussi e Evanilda de Souza Santana Carvalho, e o candidato da Chapa 2 (Uefs de todos), o professor Dagoberto da Silva Freitas, que explicou a ausência por motivos familiares do candidato à vice-reitor Ernesto Acosta Martinez. Estiveram presentes professores, servidores técnicos-administrativos, estudantes e os representantes da comissão eleitoral.


      O debate foi dividido em quatro etapas. Inicialmente, os candidatos apresentaram as propostas das chapas. Depois responderam perguntas feitas pelo público sobre temas como restrição orçamentária, autonomia universitária, educação à distância, melhoria no atendimento do restaurante universitário e política de recursos humanos. Em um terceiro momento, uma chapa fez perguntas de temas livres para a chapa adversária. Os candidatos formularam questões e tiveram direito a réplica e tréplica para enriquecer o debate. Por último, os docentes fizeram as considerações finais.


Os dois candidatos ao cargo de reitor foram questionados sobre as três principais propostas da chapa. Confira as respostas:


Amali de Angelis Mussi, chapa 1 - Mais Uefs

''As três propostas principais da chapa Mais Uefs são: primeiro, continuar defendendo autonomia universitária para que a gente possa conseguir repor o quadro de pessoal docente e técnico-administrativo, assim como ter eficiência nos contratos para efetivação da universidade. Segundo, bem-estar. Quando nós falamos de bem-estar, nós estamos falando de saúde no campus, de lazer no campus para todas as categorias. Nós precisamos viver a universidade mais intensamente. E terceiro, investimento realmente nas pessoas. É você continuar brigando por carreiras, salários, condições mais dignas e também respeito. Isso significa racismo zero, xenofobia zero, fascismo zero. Nenhuma tolerância às questões que violentam qualquer pessoa dentro da nossa universidade''.


Dagoberto da Silva Freitas, chapa 2 - Uefs de Todos

''Nós temos discutido nas nossas propostas a universidade em toda a sua inteireza, na sua dimensão humana, na sua dimensão acadêmica e no seu espaço físico. Uma das principais propostas diz respeito à qualidade acadêmica. É o apoio a atividades de pesquisa, de extensão e de ensino. Nos últimos anos essas atividades têm sido muito preteridas pelas gestões que se seguiram nos últimos 16 anos. Uma outra proposta também que nós nos preocupamos muito é com a questão das políticas de permanência. Nós entendemos a necessidade e a importância de fortalecer essas políticas de permanência, principalmente o bandejão. No que diz respeito a ampliação do bandejão. Outro aspecto que tem preocupado muito é o cuidado às pessoas. O adoecimento na universidade tem sido muito grande. Então, nós estamos com propostas voltadas para a atenção ao cuidado''.


O próximo debate vai ocorrer no dia 28 de março, às 9h, também no Auditório Central. A campanha eleitoral vai até o dia 31 de março. A votação será os dias 3, 4 e 5 de abril, das 8h às 22h, sem intervalos. Sete locais de votação serão montados: módulos 1, 3, 5 e 7; Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca); Observatório Astronômico Antares; e Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD).


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.