22/09/2022 16:00

PGDP inicia curso de Brigada de Incêndio na Uefs

Começou na terça-feira (20) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) o curso “Formação de Brigada de Incêndio e Pânico”. A atividade é uma ação da pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), através da coordenação de Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras, voltada para os servidores da instituição. O curso está sendo realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros. O objetivo é formar uma brigada de emergência na universidade. Estão inscritos na capacitação 26 professores e técnico-administrativos.

Os participantes vão receber o certificado de brigadista. Estão sendo abordados temas como segurança do socorrista, biossegurança e noções básicas de primeiros socorros e de prevenção e combate a incêndios. “Por trabalharmos com vidas aqui a gente tem que preservar essa vida e poder garantir um bom atendimento para as pessoas. A importância do curso é evitar danos ao patrimônio e evitar danos à própria vida, que é o bem jurídico mais importante”, explicou o soldado João Lucas, ministrante do curso.

São promovidas dinâmicas através de situações que exercitam o controle emocional para agir em momentos de sinistros diversos, prevenindo a ocorrência de danos à vida e ao patrimônio. Um dos servidores que está participando das atividades é o professor Aristeu Vieira, do departamento de Ciências Biológicas. “Em todos os locais onde a gente trabalha as pessoas têm que estar preparadas para situações de emergência. É extremamente importante você ter um corpo de pessoas para poder fazer um primeiro atendimento. Acho que é uma questão de cidadania saber o que fazer”, afirmou.

A capacitação tem 20h de carga horária, com 12h de noções de primeiros socorros e 8h de noções de prevenção e combate a incêndio. As próximas aulas serão ministradas nos dias 27 e 29 de setembro e 04 de outubro. Outras informações sobre a PGDP estão disponíveis no site www.pgdp.uefs.br.