03/08/2022 14:00

Preço do diesel supera gasolina pela primeira vez em Feira de Santana

No mês de julho o índice de preços dos combustíveis em Feira de Santana apresentou uma queda de 7,36% em relação ao último mês de junho. Esta variação do índice foi impactada pelo preço da gasolina, etanol, diesel e do GNV que caíram 18,19%, 13,80%, 4,35% e 3,99%, respectivamente. Entretanto o preço do GLP caminhou na direção contrária, e apresentou um aumento de 3,72%. A relação entre os preços médios do etanol e da gasolina permanece elevada (0,82), o que faz com que o etanol continue pouco atrativo para o consumidor feirense que possuem veículos flex. Os preços médios de cada combustível coletados no mês de julho foram os seguintes: gasolina (R$6,39/l),diesel (R$7,24/l),etanol (R$5,23/l), GNV (R$ 4,59/m³) e botijão de 13 Kg de GLP (R$ 103,33). Esta é a primeira vez que observamos o preço do diesel ser maior que o preço da gasolina em Feira de Santana.

A equipe do Programa Conhecendo a Economia Feirense da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) destaca que a recente diminuição da alíquota de ICMS que incide sobre os combustíveis, que tem prazo de validade, interrompeu uma sequência de quatro meses consecutivos de elevação agregada nos preços. Ainda assim, apesar do alívio, os preços neste momento estão mais altos que aqueles verificados no final de abril deste ano.

Confira o BOLETIM NA ÍNTEGRA