Notícias

03/08/2022 10:30

Centro Pós-Covid ultrapassa 11 mil atendimentos

Inaugurado no dia 3 de agosto do ano passado, o Centro de Tratamento Pós-Covid de Feira de Santana já realizou mais de 11 mil atendimentos. A unidade de saúde, que é uma parceria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a Prefeitura Municipal, funciona no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova. Todos os serviços oferecidos no local são gratuitos. Até o momento, pacientes de Feira de Santana e outros 14 municípios da região receberam tratamento no Centro.


Os atendimentos são voltados para pessoas que ficaram com sequelas da covid-19 e precisam passar por reabilitações. A faixa etária dos pacientes é de 20 e 80 anos e são na maioria mulheres. No Centro, eles recebem atendimento multidisciplinar que inclui médicos de diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, urologia, dermatologia e gastroenterologia, além de serviços das áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia.


De acordo com a coordenadora do Centro de Tratamento Pós-Covid, professora Marluce Nunes, mais de 11 mil pacientes em um ano demonstra a importância do serviço que é oferecido à população de Feira e demais municípios. “Nesse período de pandemia, o Centro é considerado uma estratégia eficaz para fazer o controle das sequelas. Outro ponto que consideramos importante diz respeito à eficiência para a redução dos custos em saúde, vez que o aumento da procura por atendimento da equipe multidisciplinar, possibilita sistematizar ações para prevenção de outras complicações e o restabelecimento da pessoa adoecida para a sociedade”, afirmou.


A paciente Daniela Matos, que precisou de internamento durante 50 dias por conta da Covid, procurou o Centro para acompanhamento com pneumologista e fisioterapeuta. “A equipe daqui é ótima e estou bem satisfeita com o atendimento que tenho recebido”, disse. O sentimento de satisfação também foi ressaltado pela paciente Gisele Santos, que teve Covid em fevereiro e já realizou consultas e exames na unidade.


As atividades desenvolvidas no ambulatório também têm o objetivo de contribuir para a formação dos alunos dos cursos da área de Saúde da Uefs, que são Enfermagem, Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia, oferecendo serviços de qualidade para a população feirense. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Os pacientes são atendidos a partir da regulação feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira.



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.