12/05/2022 16:20

Terceira oficina do PDI Uefs 2023- 2027 aborda Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Organizado pela Assessoria Técnica de Planejamento Organizacional (Asplan), o encontro aconteceu nesta quinta-feira (12) e promoveu a discussão da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação para os próximos 5 anos na Instituição.

De acordo com as diretrizes da oficina para o eixo trabalhado, foram discutidas as ações e estratégias para planejar, fomentar e acompanhar as atividades e políticas de pesquisa, integradas ao ensino e à extensão, bem como incentivar a difusão de uma cultura de inovação e apropriação dos resultados alcançados.

A vice-diretora do Departamento de Letras e Artes, Huda Santiago, trouxe a importância desse momento de construção do PDI Uefs. “Pensar como construir uma pós-graduação cada vez mais participativa, sendo um espaço democrático, de formação de profissionais mais autônomos, críticos e criativos, tudo isso alinhado a atividade de pesquisa que sustenta a pós-graduação e que precisamos intensificar e fortalecer cada vez mais”, disse a professora doutora.

A terceira oficina temática do PDI 2023-2027 teve a participação de setores da Administração Central, bem como servidores, estudantes e comunidade externa. O assessor técnico da Asplan, Derneval Lisboa avaliou que as oficinas estão sendo colaborativas, mas reforça que mais pessoas devem participar desse momento decisivo para o futuro da Uefs.

A participação embora seja qualificada, com representantes de todos os setores, ela é ainda um pouco tímida; temos a necessidade, conclamamos a participação de outras pessoas, de estudantes, da comunidade externa para que possamos dizer a universidade que queremos para os próximos 5 anos; esse é um momento de vital relevância onde construímos participativamente a Uefs que queremos para todas as áreas”, disse o assessor.

A quarta oficina temática está programada para a próxima terça-feira (17) e vai discutir os rumos da Extensão na universidade.