Notícias

02/12/2021 08:00

Uefs integra rede internacional de pesquisa

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) agora integra uma rede internacional de coleta e armazenamento de dados de pesquisa chamada REDcap (Research Electronic Data Capture). A plataforma armazena dados, substitui formulários de papel, coleta e gerencia informações e faz transferência de dados para os principais softwares de análise estatística. O domínio na rede já pode ser utilizado através do endereço https://redcap.uefs.br

 

A REDcap é um software desenvolvido pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e para ter acesso ao sistema os pesquisadores da Uefs precisam de um cadastro. Professores vão passar por cursos on-line de capacitação para acessar a plataforma. "A proposta é que pesquisadores, como os coordenadores de núcleos de pesquisas, sejam multiplicadores dos cursos que serão ofertados. Eles vão treinar todas as funcionalidades da plataforma e, posteriormente, os alunos para uso da plataforma", explicou a coordenadora da REDcap na Uefs, Katia Freitas, que também é professora doutora do Departamento de Saúde (DSAU).

 

Os pesquisadores precisam realizar três cursos, promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Uefs (PPPG): módulo básico, nos dias 16, 21 e 22 de dezembro que será pela plataforma Google Meet; módulo intermediário, em 07, 09 e 11 de fevereiro de 2022; e módulo avançado nos dias 21, 23 e 25 de fevereiro de 2022. As inscrições para o primeiro treinamento já estão abertas e devem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebYFccganb2KG5D5I0BgTWvAD1lUXz-VSLTrbhrLj4yi0Wqw/viewform?usp=sf_link. Estão sendo oferecidas 15 vagas para professores pesquisadores vinculados aos cursos de pós-graduação da Uefs.

 

Dúvidas e outras informações através do e-mail copesq@uefs.br

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.