14/07/2021 17:20

“Violência Escolar: Preconceito e Bullying” é o tema de evento virtual promovido pela Uefs

O III Encontro intitulado “Violência Escolar: Preconceito e Bullying”, ligado ao Programa de Extensão Observatório de Educação: Violência, Inclusão e Direitos Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), deriva da pesquisa reaplicada pelo grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPEE), coordenado localmente pela professora Lucimêre Rodrigues de Souza (DEDU/GEPEE). O evento virtual ocorre no dia 15 de julho, das 15h às 17h, com transmissão pelo canal Youtube da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e acesso pelo link https://youtu.be/kLWdmuBuneE.

Promover o debate sobre as duas formas de violência escolar, preconceito e bullying, como reflexo da violência social, as motivações sociais e psíquicas envolvidas e sobre a necessidade de desenvolver ações formativas para o enfrentamento à violência escolar no cotidiano das instituições educacionais, é o intuito da atividade.

O palestrante é o docente José Leon Crochick, aposentado pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente professor convidado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A mediação será feita por Lucimêre Rodrigues.

Compõem o evento os participantes profissionais da educação básica da rede estadual, gestores e professores das escolas  envolvidas na pesquisa e de outras interessadas; docentes e estudantes da graduação e da pós graduação da Uefs e de outras IES; profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em Centros de Apoio Pedagógico e em Salas de Recursos Multifuncionais da rede pública de ensino de Feira de Santana (estadual e municipal); pesquisadores envolvidos e interessados na temática da violência escolar de várias universidades brasileiras.

O evento também conta com a participação de membros e parceiros do GEPEE, do Núcleo de Acessibilidade (NAU), Departamento de Educação, Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS), e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Para realizar a inscrição e receber o certificado é necessário preencher o formulário online (https://forms.gle/9XRmnmUAj29TJs756).