09/06/2021 16:20

Departamento de Física da Uefs promove evento sobre turbulência quântica

O colóquio promovido pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (DFIS/Uefs) aborda “Condensados de Bose-Einstein e turbulência quântica” e tem como ministrante convidado Vanderlei Salvador Bagnato, professor titular da Universidade de São Paulo (USP). A atividade ocorre no dia 10 de maio, às 18h, através do Google Meet, acessível através do endereço eletrônico meet.google.com/xop-azey-yci.

Condensados de Bose-Einstein, produzidos através de resfriamento e confinamento de átomos, constituem um dos mais ricos sistemas físicos para investigações de diversas áreas. A discussão abarca as características principais desta turbulência quântica e a janela de oportunidades criada para entendimento da turbulência como um todo, incluindo a investigação de classes de universalidade para sistemas fora de equilíbrio. Resultados recentes e perspectivas serão discutidos no evento.

Bagnato concluiu simultaneamente o Bacharelado em Física pela USP e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, realizou o doutorado em Física na Massachusetts Institute of Technology. Além de professor titular da USP, é diretor do Instituto de Física de São Carlos. Membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, e da National Academy of Sciences (USA).