04/11/2020 06:50

Uefs disponibiliza Sistema de Votação Eletrônica

O Helios Voting (heliosvoting.org) é o novo Sistema e-Votação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ele utiliza a tecnologia para possibilitar a realização de eleição virtual.  A plataforma consiste em um software livre com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E).

Entre as vantagens do Helios estão a permissão para que o eleitor verifique o deposito correto do seu voto, também concede a exibição pública de todos os votos depositados na urna, em sua forma criptografada, além de autorizar que qualquer pessoa verifique que os votos depositados na urna foram corretamente apurados.

O sistema impede que a escolha de um eleitor seja revelada, mesmo que ele queira apresentando o recibo de votação, e impossibilita que o voto seja adulterado ou excluído.

Os setores interessados devem encaminhar uma solicitação, devidamente justificada, para o e-mail gabinete.reitor@uefs.br.