Notícias
21/09/2018 18:20
Uefs encaminha nova proposta de Resolução de Cotas para avaliação
Foi concluída, recentemente, pela Comissão de Ações Afirmativas (CAA), a nova proposta de Resolução de Reserva de Vagas para Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Neste momento a proposta está sendo discutida pela comunidade universitária, através de diferentes instâncias como câmaras de graduação, de políticas afirmativas e assuntos estudantis do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) e também pelos departamentos. O próximo passo será a apreciação pelo Conselho Superior (Consu) da Uefs.
A nova proposta de resolução de Reserva de Vagas foi construída pela Comissão a partir de diversas escutas, tanto da comunidade interna quanto da externa. “Foram realizados eventos como seminários e ciclos de debates em 2016 e em 2017. Este ano a discussão foi intensificada com a Aula Magna do primeiro semestre, proferida pela professora Elielma Machado, que compartilhou a experiência dos mais de 10 anos do sistema de cotas da UERJ. Em maio foi realizado o seminário dos 10 anos de ações afirmativas na Uefs, com discussões sobre o histórico do processo de implantação, os resultados da adoção e as demandas para ampliação do Sistema em funcionamento na Instituição”, explicou a professora Norma Lúcia Fernandes, presidente da CAA e vice-reitora da Uefs.
Na nova proposta da Resolução constam as seguintes mudanças: a reserva de vaga para estudantes de escola pública passaria de 50% para 55%, sendo mantidos a atual proporção de 80% destas vagas destinadas para estudantes negros e 20% para estudantes não negros; dos 55% propõe-se uma vaga para deficiente e uma vaga para transexual/ travesti, grupos que não tinham vagas reservadas anteriormente; nas sobrevagas além dos indígenas e quilombolas, foram contemplados também os ciganos.
A Comissão de Ações Afirmativas, responsável pela elaboração da proposta da nova Resolução de Cotas, é composta por representantes das entidades da Associação de Docentes da Uefs (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest), Diretório Central de Estudantes (DCE), membros da Administração Central da Uefs, de núcleos de pesquisa e extensão, das categorias de estudantes cotistas, e também por representantes da comunidade externa: Movimento Negro Unificado, Movimento de Mulheres e Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana.
Confira AQUI a nova proposta de Resolução de Reserva de Vagas