Servidores são capacitados para coleta seletiva de lixo
Servidores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e trabalhadores de empresas terceirizadas que atuam diretamente com resíduos estão sendo capacitados para a coleta seletiva do lixo produzido no campus, visando o manejo e a separação adequada. A iniciativa da Equipe de Estudo e Educação Ambiental (EEA/Uefs) abrange a realização de oficinas de papel reciclado artesanal e o diagnóstico do trabalho realizado com as coletas.

As atividades integram o Projeto de Gestão e Saneamento Ambiental - Resíduos Sólidos e Educação Ambiental de Coleta Seletiva no Campus da Uefs. A coordenadora, professora Áurea Chateaubriand, explica que o perfil do campus universitário, por onde transitam diariamente cerca de 10 mil pessoas, exige um trabalho permanente e uniforme perante as pessoas que trabalham rotineiramente com a limpeza.
A proposta, revela Áurea Chateaubriand, “é capacitar para uma prática coerente e ecologicamente adequada através de uma metodologia participativa, que pressupõe incluir os sujeitos no processo formativo de modo dialógico, visando a formação dos funcionários como potenciais educadores ambientais”.
Além do diagnóstico do trabalho realizado com as coletas, a capacitação tem como etapas de formação o planejamento das ações de melhorias identificadas com os funcionários, o monitoramento do desempenho dessas ações e a avaliação das atividades voltadas para os trabalhadores da área de limpeza. A capacitação começou no dia 10 de janeiro e prossegue até o final do mês.
FSA, 30/1/11
Ascom/Uefs

