Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2010 Saúde do homem é tema de simpósio

Saúde do homem é tema de simpósio

   A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem será tema de debates na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) durante o 1º Simpósio de Saúde do Homem da Uefs, que será realizado em 20 de novembro, numa promoção da Comissão de Formatura de Medicina 2013.2. Está prevista a participação de profissionais e autoridades da área de saúde de diversas instituições de ensino e de setores governamentais.

   As atividades serão abertas com palestra ministrada pela professora mestra Andréia Beatriz Silva Santos, da Uefs, médica da Saúde da Família e do Programa de Saúde Penitenciária da Sesab. Em seguida, a professora doutora Edna Maria de Araújo, enfermeira e tutora do PET-Saúde da Família/Uefs, abordará a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

   Dentre os temas a serem abordados estão trauma, reabilitação e qualidade de vida, disfunção erétil: aspectos biopsicossociais, alcoolismo e pancreatites, tabagismo e doenças bucais.

   As estudantes Lilian Verena e Reinilza Nunes, da organização, salientam que o evento trata de temas relevantes para a contemporaneidade referentes à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde. Conforme afirmam, estudos comparativos têm comprovado que os homens são mais vulneráveis a doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. Elas afirmam que apesar da maior vulnerabilidade e das altas taxas de morbimortalidade, os homens não buscam, como as mulheres, os serviços de saúde.

   “Muitos problemas de saúde poderiam ser evitados se os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária”, destacam as estudantes. Esta resistência masculina aumenta não somente a sobrecarga financeira, mas também o sofrimento físico e emocional do paciente e da família.

   O Simpósio é destinado a estudantes e profissionais da saúde e pessoas da comunidade interessadas no tema. As atividades têm o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Departamento de Saúde, através da Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, do Colegiado de Medicina e da Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário.

   A inscrição custa R$ 15 e pode ser feita na xerox do DA de Medicina, localizada no CAU 1, ao lado do restaurante, campus universitário. Outras informações através dos e-mails meduefs2008@hotmail.com e lilian_verena@yahoo.com.br.

       Confira a programação:

DATA: 20 de novembro de 2010

LOCAL: Anfiteatro Módulo II, UEFS

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e Profissionais da Área de Saúde

REALIZAÇÃO: Comissão de Formatura dos Estudantes de Medicina UEFS 2013.2 (COMFORMED 2013.2)

07h30min às 08h – Abertura

08h às 09h30min - Mesa Redonda: Saúde do Homem no Brasil

- Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem / Processo saúde-doença no sistema carcerário

Profª Ms Andréia Beatriz Silva Santos - Médica da Saúde da Família, Mestre em Saúde Coletiva, Professora do Departamento de Saúde – UEFS, Médica do Programa de Saúde Penitenciária da SESAB.

 

- Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

 Profª Dra Edna Maria de AraújoEnfermeira, Doutora em Saúde Coletiva, Professora do Departamento de Saúde – UEFS, Tutora do PET-Saúde da Família/UEFS

9h30min às 10h30min – Trauma, reabilitação e qualidade de vida

Profª Karla Suzarte Bullos – Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura.

10h30min às 11h – Coffee break

11h às 12h –  Disfunção erétil: aspectos biopsicossociais

Prof. Ms João Batista de Cerqueira – Médico Urologista, Mestre em Ciências Morfológica , Professor do Departamento de Saúde – UEFS.

 

13h30min às 14h30min – Alcoolismo e pancreatites

Profª. Ms Lázara Maria Fragoso – Médica Gastroenterologista e Endoscopista, Mestre em Medicina e Saúde, Professora do Departamento de Saúde - UEFS.

14h30min às 15h30min – Tabagismo e Doenças Bucais

Prof. Dr Márcio Campos Oliveira Odontólogo, Doutor em Patologia Bucal, Professor do Departamento de Saúde – UEFS, Coordenador do Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer de Boca da UEFS (NUCAO), Tutor do PET Odonto/UEFS.