Conteúdos da TV pública abordados em debate
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deu prosseguimento, nesta terça-feira (13), às comemorações em homenagem aos 13 anos da TV Universitária e um ano de WEB-TV, com palestra proferida pelo professor Pedro Ortiz, diretor da TV USP e da Associação Brasileira de Televisão Universitária, ABTU. O tema abordado foi A Universidade e a Produção de Conteúdos para a TV Pública.
Para Pedro Ortiz, há uma confusão entre o que seja TV estatal e TV pública, pois o sistema de TV pública ainda não está constituído no Brasil. Ortiz salienta que “falta a TV pública se definir melhor, com objetivos, programação que seja educativa, cultural, sem imitar a TV comercial”. Além disso, o professor destaca que “uma televisão pública não deve ter intervenção política, não pode estar submetida a interesses políticos”.
Ortiz considera positiva a aproximação das TVs da internet, pois, no caso das TVs universitárias, “estão crescendo e oferecendo uma programação de qualidade”. O professor completa que “isso atrai um público jovem, além de outros diferenciados, como professores e donas de casa”.
Presente ao evento, o vice-reitor da Uefs Washington Moura destacou a importância da TV Uefs, agora chamada TV Olhos D’Água, para a universidade, pois, com ela, o princípio da comunicação democrática tem sido implantado. O vice-reitor considera a TV “um importante canal que tem inserido a Uefs no sistema de TV pública da Bahia e também em nível nacional, com uma programação diversificada e boa aceitação do público, haja vista o número de acessos”.
A programação das comemorações do aniversário da TV da Uefs prossegue na tarde de hoje com oficinas e atividades culturais. Maiores informações pelo portal www.uefs.br
ENCONTRO “A UNIVERSIDADE E A PRODUÇÃO
DE CONTEÚDOS PARA A TV PÚBLICA
Mostra de filmes Luz, câmera: Televisão! 13 anos de TV Universitária e 1 ano de WebTV
Dia: 05/07/2010
Local: Biblioteca Central Julieta Carteado - Projeto Imagens: cinema na Uefs
Palestra “A Universidade e a Produção de Conteúdos para a TV Pública”
Palestrante: Pedro Ortiz (diretor da TV USP)
Dia: 13/07/2010
Horário: 08:30 hs
Local: Auditório 5 do módulo 7
Oficinas (CH 04 horas)
Dia: 13/07/2010
Horário: 14:00 às 18:00 hs
· Oficina de Linguagem Cinematográfica (15 vagas) - sala 17 - Anexo do Módulo 2
· Oficina de Photoshop (15 vagas) - MT 43 - Módulo 4
· Oficina de Documentário (15 vagas) - MT 24 - Módulo 2
· Oficina de Fotografia (15 vagas) - Sala do 16 A - Anexo do Módulo 2 (excepcionalmente das 13:30 às 17:00 hs)
Atividades artísticas e Culturais
Dia: 13/07/2010
Horário: 17:00 às 21:00 hs
Local: Hall do Auditório Central
· Exposição Fotográfica
· Exposição de serigrafia
· Apresentação de Cordel
· Apresentação do grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha
· Apresentação da banda Clube de Patifes
· Apresentação da banda da Senzala
Exposição de pôsteres da TV Olhos d’água: a TV Universitária da UEFS
Dias: 21 a 30/07/2010
Local: Biblioteca Central Julieta Carteado
Lançamento do Documentário Trilogia do Reggae
Dias: 27/07/2010
Horário: 20:00 hs
Local: Sala de Projeção do projeto Imagens: Cinema na UEFS - Biblioteca Central Julieta Carteado

