Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Ensino Pós-Graduação

Pós-Graduação

Fonte permanente de construção, articulação e verticalização de conhecimento

O desenvolvimento e a modernização de uma região estão associados à existência de recursos humanos capacitados em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades locais. Com o extraordinário avanço do conhecimento é impossível fornecer treinamento completo apenas na graduação. Assim os cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) complementam o saber adquirido incentivando o trabalho de pesquisa, de investigação científica e aperfeiçoamento profissional.

A especialização é voltada para a atualização em uma área específica constituindo-se também em um embrião para cursos de Mestrado e Doutorado. Ao longo do exercício de 2005, a UEFS manteve 17 (dezessete) cursos de pós-graduação lato sensu, com 370 (trezentos e setenta) estudantes matriculados em áreas como: Desenho, Estudos Lingüísticos, Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, Enfermagem Obstétrica e Biologia Molecular. Destacamos os cursos de Desenho e de Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente que se constituíram em embriões dos Mestrados em Desenho, Cultura e Interatividade e de Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, ambos aprovados este ano pela CAPES.

Os cursos de mestrado e doutorado, além de aprofundar o conhecimento em uma determinada área, capacitam o profissional para a carreira científica. Atualmente a UEFS conta com sies Programas de Pós-graduação em nível de mestrado (Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente, Literatura e Diversidade Cultural, Saúde Coletiva, Engenharia Civil e Ambiental, Desenho, Cultura e Interatividade e Desenvolvimento Sustentável) e três em nível de mestrado e doutorado (Biotecnologia, Botânica, Ensino, Filosofia e História das Ciências).

É importante ressaltar que a expansão dos cursos de Mestrado e Doutorado foi superior a 100% nos últimos anos, pois em 2004 contávamos com apenas 03 (três) Mestrados e 01 (um) Doutorado. Esse crescimento da Pós-Graduação é decorrente do investimento da Instituição na contratação de doutores e na capacitação de seus docentes.

 

Site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Veja os Cursos de Pós-Graduação