Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Ensino Pesquisas e Projetos

Pesquisa

A UEFS, enquanto centro de criação e produção do conhecimento, tem na pesquisa o seu fulcro dinamizador. Os resultados  disso refletem-se no interior da própria universidade, emprestando qualidade às atividades de ensino e à extensão universitária e, na comunidade/sociedade, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, socioeconômico, artístico-cultural e político.

Pesquisa

A realização da pesquisa, no interior da UEFS,  responde por conquistas importantes, como: a qualificação do ensino de graduação; a implantação e consolidação gradativa da pós-graduação lato e stricto sensu; a melhoria substantiva do perfil de titulação e da capacitação docente; a institucionalização de inúmeros projetos de extensão, dando uma nova dimensão a essa atividade; a consolidação de grupos emergentes de pesquisa; o fortalecimento de linhas de pesquisa; a criação e ampliação do número de núcleos temáticos; a implementação do programa de iniciação científica; o desenvolvimento da política de intercâmbio e da cooperação técnico-científica, em âmbito nacional e internacional; a crescente aprovação de projetos de pesquisa em agências e organismos de fomento brasileiros e estrangeiros; entre muitas outras ações revitalizadoras do processo e das práticas universitárias.

Na comunidade/sociedade, a UEFS vem exercitando o compromisso de ser um agente propulsor do desenvolvimento do semi-árido baiano, priorizando a pesquisa voltada para essa região, em toda a sua complexidade biogeográfica, histórica, humana, cultural, econômica e política, preocupação que se exprime na maioria dos seus projetos.

Orientações Gerais de Pesquisa

Do ponto de vista acadêmico, procura-se criar, na UEFS, um ambiente propício ao desenvolvimento da atitude de aprender a aprender. A pesquisa é, então, definida como a capacidade de questionar a realidade e de construir elaboração própria, dentro de uma gama extensa de possibilidades, que vão desde os trabalhos mais simples, mas metodologicamente fundamentados, vinculados ao ensino de graduação e à extensão, até as pesquisas direcionadas para o atendimento da realidade abrangente e para o alargamento do saber, exigentes de maiores sofistificações científicas e tecnológicas. Contemplam-se, assim, as duas faces da pesquisa: a científica e a educativa. A pesquisa científica – geralmente, a única referida – produz o conhecimento criativo, o conhecimento novo; a pesquisa educativa reinterpreta, com produção própria, o conhecimento alheio e engloba a capacidade de questionar a realidade, de aplicar o conhecimento e de intervir, na prática.
Na UEFS,  portanto, o que define a pesquisa não é a sofisticação, mas a maneira de enfrentar os problemas da realidade e de dar-lhes tratamento científico e produtivo.

O Desempenho da Área de Pesquisa

A pesquisa na UEFS é desenvolvida através de projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPPG – por grupos/núcleos de pesquisa e por pesquisadores independentes. Os grupos emergentes de pesquisa também são cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq e em Projetos Especiais, que têm apoio de agências de fomento, nacionais e estaduais, a exemplo do Projeto Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação (CNPq / CAPES, FIPEP) e do PRODOC (SEPLANTEC / CADCT), entre outros.
Desenvolve-se pesquisa, ainda, através de projetos não-cadastrados na PPPG e de projetos de teses/dissertações, nos cursos de doutorado e de mestrado, alguns deles, um desdobramento de investigações científicas já em andamento e, outros, projetos novos, que posteriormente, passam a integrar o elenco de pesquisas da instituição.

Comitê de Ética e Pesquisa

Visite o Site:

http://www.uefs.br/cep/