Avaliação do Curso
Avaliação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Referente ao ano 2010
Ano de conclusão da primeira turma = 1990
Número total de alunos na graduação em 2010 = 322
Link ou site do curso = www.uefs.br/pedagogia
Formação acadêmica ou titulação máxima da coordenadora do curso = Mestrado em educação – concentração: Aprendizagem e Intervenção Educacional
1. Número total de professores que atuaram no curso em ensino, pesquisa ou extensão durante o ano de 2010, com máximo de:
Doutor = 41,03%
Mestre = 48,72%
Especialista = 10,25%
2. Do número total de professores informado acima, quantos também atuaram profissionalmente na área (sem considerar a atividade de docência) em 2010? = 74,36%
3. Número total de professores do curso que cumpriram a carga horária de 40 horas semanais em 2010?
= 97,44%
4. Número de professores do curso que publicaram trabalho em periódicos especializados, livros ou anais de eventos científicos (indexados em base de dados científicos) em 2010? = 76,92%
5. No de projetos de pesquisa acadêmica desenvolvidos por professores do curso, em 2010, que tiveram aprovação dos órgãos colegiados institucionais?
= 11 projetos
6. Do número de projetos de pesquisa informado na questão anterior, quantos receberam financiamento de órgãos de fomento de pesquisa (Capes, CNPq, Fapesp, Fundap, fundações particulares, etc.)
= 54,55%
7. Número de aluno do curso que contaram com bolsas de iniciação científica em 2010 (e que receberam remuneração de órgãos públicos ou privados e até da própria instituição de ensino – similar ao das agencias públicas de fomento)
= 29 estudantes
8. O currículo do curso prevê estágio obrigatório? Sim
9. Os alunos do curso realizaram intercâmbio estudantil com instituições estrangeiras em 2010? Considere apenas a graduação e as realizadas por meio da instituição de ensino?
= Não
10. O curso, por meio de agencias juniores, escritórios jurídicos, clinicas, etc. prestou serviços ou desenvolveu projetos para a comunidade ou empresas em 2010?
Sim, através da Brinquedoteca, PIBID, curso de formação de gestores, eventos e estágios não obrigatórios.
Descrição breve dos principais resultados alcançados.
Os serviços prestados à comunidade feirense e a região circunvizinha têm favorecido aproximação entre a universidade e comunidade externa. Especialmente, ajudado na credibilidade da universidade pública e no compromisso que os estudantes do curso têm tido em buscar ajudar na melhoria da qualidade da educação. Os espaços de estágios obrigatórios têm recebido os estudantes na expectativa de os mesmos contribuírem com a vida escolar. Os estudantes têm conseguido identificar as dimensões pedagógicas das práticas sociais recorrentes tanto nas escolas, quanto fora delas, especialmente nos movimentos sociais; ter a compreensão o trabalho pedagógico produzido no espaço escolar (público, privado, confessional, filantrópico) e não escolar (empresa, sindicatos, movimentos sociais e outros espaços de aprendizagem);
Compreensão das condições de desenvolvimento (afetivo, cognitivo, psico-social, físico) e de aprendizagem nos níveis específicos e modalidades de ensino; os princípios teórico-metodológicos da(s) área(s) de conhecimento que se constituem objeto de sua prática pedagógica.
A elaboração do documento (em formato de livro) Mentes e Mãos Construindo o Projeto Político Pedagógico - PPP, contribuiu muito nas discussões das escolas sobre o projeto político pedagógico em elaboração ou reformulação.
Crianças experimentando as atividades da Brinquedoteca, a comunidade no interior da escola motivada pelas ações do PIBID; o Curso de Formação de Gestores tem contribuído para o fortalecimento de uma gestão democrática nas escolas; eventos tem trazido a comunidade para o interior da Universidade; e estágios não obrigatórios retratam para os estudantes como está o campo profissional onde irão atuar quando se tornarem profissional.
11. Em relação a carga horária do curso, informe a porcentagem correspondente a parte teórica e prática do curso. Desconsidere o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Teórica = 75,48%
Prática = 17,83%
TCC = 6,68%
12. Em relação a infraestrutura, o curso conta com instalações específicas destinadas a atividades práticas (como empresa júnior, cozinha experimental, escritório jurídico, hotal escola, etc.)? Como o curso combina a teoria com a prática? Mencione as principais ações.
O curso de Pedagogia conta com um Laboratório de Informática em Educação – LIED, a Brinquedoteca, as salas de aulas – Pavilhão Teórico (PAT) com equipamentos de multimídia, no acervo da Biblioteca Central há livros em quantidade suficiente para desenvolver as atividades teóricas, teóricas-práticas e de estágios. Todo o Campus Universitário pode se utilizados pelos estudantes do curso: Museu Casa do Sertão, especialmente nas aulas Fundamentos e Ensino de História; o espaço da Equipe de Educação Ambiental nas aulas da Educação do Campo; Sala de Projeção da Biblioteca para assistir filmes; os auditórios nas promoções de eventos; o Centro de Documentação em Educação para estudos e pesquisas; os núcleos e grupos de pesquisas. E, sala do Diretório Acadêmico e máquinas para reprodução gráfica. Os professores contam com a Imprensa Gráfica na reprodução e impressão de material.
Devido a natureza do curso para desenvolver as atividades práticas, os estudantes vão as escolas, sindicatos, igrejas, órgãos de proteção à infância, adolescentes e idosos, consultorias pedagógicas.
Dentre as ações desenvolvidas em 2010:
1. São vinte e quatro bolsistas participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, no Subprojeto institucional (UEFS) Diálogo entre a escola pública e a universidade: escolar regular e indígena. Neste projeto as estudantes atuam as escolas públicas de Feira de Santana e na Escola da Aldeia Indígena, na cidade de Pau Brasil;
2. Participação de bolsistas e voluntárias nos Programas de Extensão: Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI; Conhecer, Analisar e Transformar a Escola Básica Rural – CAT; Centro Universitário de Cultura e Artes – CUCA; Observatório Astronômico Antares.
3. Estudantes bolsistas nos projetos de pesquisa: Ensino Fundamental de Nove anos: itinerários legislativos, interpretação e aplicação em escolas públicas e privadas de Salvador e Feira de Santana; Estado da Arte da Educação Infantil no Brasil de 1990 – 2003; Paralisia cerebral prevalência, características da família/criança e atendimento especializado; Paralisia cerebral: processo vivido pela família; Rede de escolas famílias agrícolas integradas do Semiárido: prática pedagógica, contextos e possibilidades de uma educação socioambiental do campo; Análise das representações de estudantes e professores dos cursos de licenciatura de duas Universidades Públicas da Bahia sobre a prática educativa no processo de profissionalização; Qualidade do ensino: representações de estudantes sobre a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente; Sertania – o imaginário dos povos do Ser-tão: imagens-feixes que inspiram suas sagas e pelejas, suas folias e celebrações; Juventude, escolarização e inserção social: um estudo em diferentes contextos da Rede Pública de educação do Município de Feira de Santana; Produção escrita e recontextualização: implicações no processo de alfabetização de crianças de zona rural; Tecnologias da informação e comunicação nas escolas de educação básica da rede pública de ensino de Feira de Santana: proposições para a inclusão e interação social no currículo escolar.
4. A participação da coordenadora do Colegiado na Pesquisa Diagnóstico da violência e estratégias de construção da paz nas escolas municipais de Feira de Santana, levando as contribuições da educação para o grupo multidisciplinar.
5. Estudantes monitores de ensino nas disciplinas: Educação do Campo, Práticas Pedagógicas em Experiências Educacionais Não Escolares, Psicologia da Educação.
6. Curso de Formação para Gestores das Escolas Públicas Estaduais em parceria com o Fórum de Dirigentes Escolares da Região de Feira de Santana – FDERFS. Curso intitulado Ética na Educação, 60 horas, contou com a participação cinco professores do curso de Pedagogia, discutindo temas como: o que é ética na educação; educação inclusiva; famílias e escola; psicologia social e ética escolar; a gestão e a ética escolar: entraves, possibilidades, enfrentamento e encaminhamentos.
7. Eventos promovidos: Seminário Mentes e Mãos Construindo o Projeto Político Pedagógico – PPP; Debate Educação na Diversidade; Treinamento Subsídios para Diagnóstico de habilidades Metalínguísticas, Consciência Fonológica e Consciência Sintática; Seminário Ética na educação: compromisso nosso de cada dia; Seminário Socializando as experiências de estágios; II Seminário Temático Trabalho Docente: na Educação Infantil e Ensino Fundamental: leitura, letramento, consciência fonológica; Aula inaugural dos cursos de Pedagogia da UEFS – tema “Desafios da formação de professores para a construção de uma escola inclusiva (parceria com Departamento de Educação); I Fórum de Discussões do Colégio Estadual Hilda Carneiro – Escola e Comunidade: desafios a serem vencidos (parceria com o Colégio).
8. Palestras ministradas pela coordenadora visando manter parceria com escolas públicas: Discutindo a avaliação – Jornada Pedagógica do Colégio Estadual João Durval Carneiro; Motivar para oportunizar – Jornada Pedagógica do Colégio Estadual Durvalina Carneiro; Encontro do Projeto Político Pedagógico – Fundamentação teórica uma discussão com os professores – Colégio Estadual Imaculada Conceição; Planejamento Coletivo com base na proposta EJA – aprendizagem ao longo da vida, da rede estadual - Colégio Estadual Edith Machado Boaventura; Possibilidades de trabalhos em classes multiseriadas - Colégio Estadual Aldeia Indígena Catarina Caramuru Paraguaçu, em Pau Brasil. Em igreja, Educação e trabalho: por que temos que agir – Igreja Deus Vivo. Secretaria Municipal de Educação de Anguera – Educação de Jovens e Adultos: como organizar as ações pedagógicas.
9. Participação da coordenadora do curso como vice-presidenta do Conselho Municipal do Idoso de Feira de Santana. Orientadora de duas bolsistas de extensão da área de enfermagem com planos de trabalho: Saúde e doenças: modificações no envelhecimento; Saúde X doenças – desenvolvidos com grupo de idosos da zona rural e do Projeto Hora da Saúde nas Escolas.
10. Projeto Oficinas de Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Públicas desenvolvidas por estudantes do curso em escolas públicas. Exemplo de oficinas: Nosso lixo é um luxo; Extra, extra, extra! Ler e escrever jornais é bom demais!; Conhecendo meu valor; As relações interpessoais no mercado de trabalho.
11. Sessão pública de apresentação de monografias.
12. Incentivo a produção de resumo e artigos para apresentação em eventos. Os estudantes do curso participaram de eventos internos com apresentação de resumos: Seminário Socializando as experiências de estágios; II Seminário Temático Trabalho Docente: na Educação Infantil e Ensino Fundamental: leitura, letramento, consciência fonológica; I Fórum de licenciaturas da UEFS e I Seminário do PIBID/UEFS: desafios e perspectivas da formação docente. A produção dos estudantes do II Seminário Temático fora publicada em CD-room e a I Seminário PIBID/UEFS terá publicação impressa. Os estudantes bolsistas, especialmente da pesquisa têm publicação e apresentação em eventos regionais e nacionais.
13. Os estudantes do 2º semestre do curso no componente curricular preparam material para oficinas que serão ministradas durante a III Semana de Educação de Jovens e Adultos – Educação ao longo da vida: planejamento de ensino, violência e idoso, com previsão de realização nos dias 10 e 11 de maio do corrente.
13. O curso realiza ações no sentido de preparar seus alunos para o ingresso no mercado de trabalho? Sim
14. Escreva aqui o que você mais gostaria de informar sobre o seu curso. Você pode destacar o aspecto que julgar mais relevante.
O curso tem componentes curriculares básicos que atendem as leis de políticas inclusivas: Educação Especial e Políticas Inclusivas (60h), Relações Étnico-raciais na Escola (60h), Educação do Campo (60h), LIBRAS: noções básicas (45h). A carga horária total do curso são 3.365 h.
A monografia de final de curso tem tido uma melhoria significativa na fundamentação teórica. Os estudantes ao concluírem o curso têm buscado participar das seleções de mestrado e outros ingressados em curso de especialização. A um interesse pela vida acadêmica, manifestado pela maioria, que buscam as atividades extracurriculares de uma maneira nova, motivados pela aprendizagem e aquisição do conhecimento. Os estudantes estão motivados dentro dos grupos de estudos e núcleos de pesquisa e têm procurado os professores para obter informações sobre participação.
Os professores doutores do curso são os responsáveis (em maioria) pela implantação do curso de Mestrado em Educação que realizou a seleção da primeira turma no início de 2011, com previsão de início das aulas para maio.
O curso de Pedagogia preconiza a formação de pessoas para uma prática social humanizada, a produção da vida cultural e o exercício crítico do trabalho. O Licenciado em Pedagogia pela UEFS, tendo a docência como base da identidade profissional, deverá estar apto para exercer suas atividades profissionais na docência (na educação infantil e no ensino básico com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental), na gestão educacional (na organização do trabalho pedagógico no campo do planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação do processo educativo em sistemas de ensino e em processos educativos não escolares), bem como na produção e difusão do conhecimento em educação.
A abrangência do trabalho pedagógico requer que o formando do Curso de Pedagogia atue de forma ética, crítica, cooperativa, que exerça a capacidade de liderança e de busca permanente do conhecimento. Além disso, o egresso desse curso deverá ser um profissional que conceba o fenômeno educativo no processo histórico, dinâmico e diversificado, respondendo criticamente aos desafios que a sociedade lhe coloca.
Espera-se do profissional de Pedagogia capacidade de construção de conhecimentos, habilidades e competências que lhe permitam uma inserção no mundo contemporâneo, como docente/pesquisador/gestor de processos pedagógicos que envolvem crianças, jovens e/ou adultos, em instituições escolares e não escolares.
