Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Colegiados Colegiado de Economia Notícias Palestra sobre Cooperativas de Crédito.

Palestra sobre Cooperativas de Crédito.

No dia 14/09/2007, os alunos da disciplina Administração de Cooperativas, ministrada pelo professor Gilton Aragão - que neste semestre tem alunos dos cursos de Administração e de Ciências Econômicas - promoveram uma palestra sobre Cooperativas de crédito, uma atividade didática que faz parte da avaliação dessa disciplina.

O palestrante foi o Senhor Lourival Nunes Araújo, Presidente de uma cooperativa de crédito regional, o SUBAÉ BRASIL, que, acompanhado por diretores e assessores, começou sua palestra afirmando que o cooperativismo tem um papel importante no enfrentamento da exclusão social e que a UEFS tem plenas condições de formar quadros para o sistema cooperativista da região e especialmente para as cooperativas de crédito.

Em seguida fez um histórico do SUBAÉBRASIL, destacando que essa cooperativa, que foi fundada em 2001 a partir de um desmembramento do SICCOB Feira, tem sede no município de Serra Preta, opera em parceria com o Banco do Brasil e vem ampliando a sua atuação na região de influencia de Feira de Santana, tendo como característica básica, a valorização do cliente.

Enfatizou que o volume de empréstimos do SUBAÉBRASIL vem evoluindo segundo as metas traçadas em seu planejamento estratégico e no momento possui um desempenho que demonstra a sua capacidade de adaptação à conjuntura econômica brasileira.

Apresentou como atrativos da cooperativa de crédito, o tratamento personalizado, as taxas mais baixas e a participação nos resultados, uma vez que o cliente é também dono do estabelecimento. Além disso, destacou, que ao contrário das instituições de crédito convencionais, a cooperativa aplica todos os seus recursos na comunidade regional.

O evento também serviu para lembrar que há alguns atrás foi tentada, sem sucesso, a implantação de uma cooperativa de crédito voltada para comunidade da UEFS.