Notícias

14/05/2019 11:00

Seminário discute os desafios da educação no contexto político atual

Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Prograd/Uefs) e o Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o 1º. Seminário do Programa de Estágio em Residência Pedagógica da Uefs, realizado nos dias 9 e 10 de maio, teve como tema “Integração, socialização e avaliação das atividades de formação e ambientação nas escolas”.

Uma das mesas mais concorridas contou com as presenças do professor doutor em História Ricardo de Aguiar Pacheco, coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE); da professora doutora em Educação Alessandra Santos de Assis da Universidade Federal da Bahia(UFBA); e teve mediação do professor doutor em Educação Carlos Augusto Lima Ferreira da Uefs.

Durante a discussão, Ricardo de Aguiar salientou a necessidade de incentivar a nova geração de professores a lutar pela educação diante do contexto atual, e a importância do PIBID para repensar a educação enquanto agente transformador “para que a educação brasileira seja o grande processo de inclusão e transformação das relações sociais no Brasil”.

O Programa de Residência Pedagógica é uma ação que busca inserir o discente de licenciatura na experiência da sala de aula com o objetivo de promover um melhor entendimento dos processos de aprendizagem e regência. A discente do sétimo semestre de Educação Física Vanessa Alves contou como essa experiência ajuda na sua formação como professora, “A gente só aprende a ser professor, sendo professor. E com o acompanhamento de um professor a gente pode ter um feedback de como a gente pode melhorar.”

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.