Museu de Zoologia

Museu de ZoologiaCriado em 2005, o Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (MZFS), conta, atualmente, com coleções de todos os grandes grupos de vertebrados e invertebrados representantes da fauna de diferentes biomas da Bahia e de outros estados, principalmente da Caatinga e da Mata Atlântica, tendo, assim, um acervo de inestimável valor para as pesquisas da biodiversidade do Nordeste.

O Museu tem por finalidade criar, conservar e ampliar as coleções zoológicas sob sua responsabilidade, oferecendo suporte às pesquisas desenvolvidas na UEFS e em outras universidades e instituições de pesquisa, além de promover a divulgação da Zoologia junto às comunidades (interna e externa), através de serviços educativos e visitas orientadas a exposições, possibilitando a popularização do conhecimento científico.

Localizada no Campus da UEFS, a instituição museológica é coordenada pelos professores Maria Celeste Costa Valverde e Téo Veiga de Oliveira, do Departamento de Ciências Biológicas, e está estruturada em sete Divisões Científicas: Anfíbios e Répteis; Aves; Entomologia; Etnozoologia; Invertebrados Aquáticos; Mamíferos; e Peixes. Em termos administrativos, o Museu de Zoologia conta com uma Divisão de Educação, com um Acervo Didático e com uma equipe de Divulgação, que coordena a interação com a comunidade.

No que diz respeito às Divisões Científicas, as atividades vêm sendo desenvolvidas desde a criação do Museu, através do tombamento de espécimes em suas coleções, que sempre estiveram à disposição de pesquisadores interessados em seu acesso. Em relação à interação com o público, o Museu abriu suas portas para ações educativas e extensionistas em 2012, e, ainda que a sua estrutura física e organizacional não permita a realização de atividades permanentes de recepção ao público, exposições e mostras temporárias já contabilizam 2.500 registros, decorrentes de visitas escolares dos ensinos básico e superior de Feira de Santana e de outros municípios baianos.

Através de atividades como o programa de extensão “Educação Não-Formal no Museu de Zoologia da UEFS: Divulgação e Popularização do Conhecimento Zoológico”, o Museu oferece ao público estudantil da rede básica de ensino diversas exposições e cursos temáticos. Visitas orientadas podem ser agendadas previamente pelos telefones (75) 3161-8148, 3161-8769 e 3161-8767, de segunda a quinta-feira, com a museóloga Hozana de Barros Castro.

Recomendar esta página via e-mail: