Curso de metodologia da pesquisa

PROGRAMA DE DISCIPLINA

Código LDC 005
Disciplina Metodologia da Pesquisa
Carga horária 45
Créditos 03
Professora Dr.a Girlene Lima Portela
Natureza Obrigatória
Semestre 2005.1

Ementa

Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia, crise paradigmática e pós-modernidade. Literatura e diversidade cultural. Metodologia da pesquisa científica e elaboração do trabalho científico.

Objetivos

Conteúdo

Abordagens pedagógicas

Em primeiro plano, o professor/orientador buscará a interação entre os alunos, criando dispositivos para a participação crítica e autocrítica destes no desenvolvimento das atividades propostas, buscando-se aliar a teoria à prática, além de respeitar a tríade proposta, anteriormente;

Em segundo plano, haverá a apresentação dos resultados do processo desenvolvido no decorrer do curso. Para tanto, os alunos deverão produzir resenhas, artigos e um projeto de pesquisa.

Assim, as abordagens pedagógicas a serem privilegiadas integrarão as seguintes atividades:

Conteúdo das atividades

O curso será dividido em duas etapas complementares:

Objetivos das atividades: Desenvolver a capacidade de síntese, objetividade e apreensão da temática tratada pelo pesquisador nos textos ou nas apresentações feitas, além de auxiliá-lo numa escolha não só epistemológica quanto metodológica para a realização de seu projeto final.

Plano do Curso

Introdução ou primeira etapa: O que é pesquisa científica, por quê e para quê pesquisar; O que é a pesquisa científica em Literatura, contribuições sociais, vantagens e desvantagens;

Segunda etapa: A metodologia e os métodos em pesquisa social; exploração de diversos tipos de Pesquisa;

Terceira etapa: Escolha de um tipo de pesquisa e de uma metodologia para a elaboração de um projeto de pesquisa.

Modalidades de avaliação

A cada dois encontros os alunos deverão, após leitura crítica, fazer uma síntese dos textos lidos ou dos trabalhos apresentados, demonstrando seu entendimento do assunto tratado, criando um novo plano geral para o texto ou capítulo lido, apresentando-o aos demais participantes (colegas e professor), a fim de melhor preparar-se para a elaboração dos textos científicos.

Critérios a serem avaliados em todas as atividades: Adequação e pertinência do conteúdo apresentado, Coerência interna; Clareza, objetividade e criatividade; Qualidade da argumentação; Respeito às normas da ABNT.

Referências