IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática

Feira de Santana (BA), 07 e 08 de novembro de 2005
Principal
Histórico
Objetivos
Local
Programação
Trabalhos
Inscrições
Hospedagem
Comissões
Fale Conosco

Local

A IV CNMEM ocorrerá no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana:

Universidade Estadual de Feira de Santana
BR-116 Norte, km 03, Campus Universário
Feira de Santana - BA

Sobre Feira de Santana:

Localizada a 108 km de Salvador, a origem da cidade está ligada a um povoado, no século XVIII, na Fazendo Sant'Anna dos Olhos D'Água. Pela sua localização privilegiada, passou a ser ponto de referência para aqueles que trafegavam na região.

No final do século XVIII, o desenvolvimento do comércio, em particular, do gado, deu origem a uma feira, que acabou se transformando em um centro de negócios. Com isso, o povoado progrediu. Ruas foram abertas, lojas começaram a aparecer, a população a crescer e, assim, criando condições para a posterior emancipação do município.

Hoje, é a segunda cidade mais importante do Estado da Bahia e uma das mais importantes da região Nordeste, tendo sua economia baseada no comércio, pecuária e indústria. Conhecida como “A Princesa do Sertão”, é o maior entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste.

Veja a localização da cidade de Feira de Santana no mapa -> [clique aqui]

Veja o mapa da cidade de Feira de Santana -> [clique aqui]

Sobre a UEFS:

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), instalada em 1976, tem se consolidado como um importante centro de produção e socialização do conhecimento. Amplamente integrada em seu contexto, grande parte de suas ações e projetos possui a clara intenção de contribuir com o desenvolvimento regional.

O Departamento de Ciências Exatas tem participado de diversas ações dessa natureza, como o Projeto de Formação Continuada denominado TRANSE. Além disso, participa da formação inicial de professores de matemática através da Licenciatura em Matemática. Com implementação de novo Projeto Pedagógico, esse curso incluiu sistematicamente o estudo de Modelagem Matemática. Além disso, no âmbito do Departamento, foi formado um grupo de pesquisa para o estudo da Modelagem na Educação Matemática, o NUPEMM.

A UEFS mantém, em conjunto com a UFBA, o Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, o qual tem se constituído como um importante espaço de produção científica, além da formação de novos pesquisadores. Nele também tem tido espaço para discussões sobre Modelagem Matemática, como disciplina e pesquisas em andamento.