26/02/2021 09:00

Professores da Uefs lançam obras em festival virtual

Dois professores do Departamento de Educação, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE/Uefs), lançam livros em cerimônia virtual. O evento ocorre no 31º Festival de Livros e Autores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), evento integrante do Congresso Virtual UFBA 2021. A transmissão será no canal da TV UFBA, no YouTube.

Eduardo Miranda é o autor do livro ‘Corpos-território e Educação Decolonial’, um texto vivo que sente o mundo, degusta as emoções, toca e respira as cosmopercepções. Corpo-território aprende que os atravessamentos das experiências nos leva a trocar de pele, alcançar outras corporalidades e expandir nossas concepções de mundo. Para compreender os corpos-territórios que constituem as salas de aulas é que esta obra evidencia os valores civilizatórios afro-brasileiros ao propor a inserção dos saberes advindos de alguns orixás, dentre eles, Oxumaré, que tem sua representatividade em uma cobra que morde a própria cauda em um ciclo infindável  O lançamento ocorre dia 24 de fevereiro, às 15h.

A obra ‘Histórias de leitura e formação do Professor-Leitor: Perspectivas (auto)biográficas’, lançado pela EDUFBA, de autoria da professora Fabíola Vilas Boas, discute sobre formação docente, narrativas (auto)biográficas e histórias de leitura. O livro é fruto de seu percurso de doutoramento e apresenta os resultados de uma pesquisa-formação, realizada com alunos do Curso de Letras da Uefs, lançamento marcado para esta sexta-feira, 26, às 16h30.