25/02/2021 12:00

Uefs realiza colação de grau de 93 novos profissionais no Período Letivo Extraordinário

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizou a colação de grau em modo remoto do Período Letivo Extraordinário (PLE), na quarta-feira (24). O evento ocorreu em horários escalonados durante os turnos da manhã e tarde, contemplando neste período a totalidade de 19 cursos. As transmissões das cerimônias que marcam o encerramento de jornadas acadêmicas de 93 formandos estão disponíveis para visualização no canal da TV Olhos D’Água, no YouTube.

Os formados são dos seguintes cursos: Agronomia; Engenharia de Computação; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Física; Biologia; Matemática; Medicina; Farmácia; Educação Física; Administração; Ciências Contábeis; Direito; Economia; Filosofia; História; Letras com Espanhol; Música; e Pedagogia.

Abertura da cerimônia pelo reitor, juramento e concessão de grau por curso, fala dos coordenadores de curso e reitor integraram a programação das atividades.

“Que possam atuar como profissionais sem deixar de lado a questão da cidadania, da busca e construção de um mundo melhor, pois essa é a esperança que a Uefs lança para sociedade ao entregar vocês não só ao mercado de trabalho, mas para a vivência de construção coletiva que o nosso país tanto precisa”, disse o reitor Evandro do Nascimento durante a cerimônia virtual. O professor completou desejando coragem aos novos profissionais nos passos futuros, também potencializou em sua fala a capacidade e talento dos formandos.

Brenda Pinheiro Carneiro, bacharela em Física, declarou estar feliz e também aliviada por finalizar esta etapa da vida acadêmica. “Infelizmente não está sendo da forma como imaginei. Mas acho importante que aconteça, mesmo remotamente, para indicar o fim deste ciclo que foi extremamente enriquecedor para mim e acredito que para meus colegas também”, assinalou ela sobre a importância da formação mesmo diante do cenário pandêmico.

Para Ana Beatriz Menezes de Oliveira, graduada em Medicina, a solenidade presencial foi um sonho durante toda a formação, também para colegas, familiares e amigos. Ainda assim, a satisfação de concluir o curso em cerimônia virtual, poder trabalhar e exercer a profissão que escolheu é grande, essencialmente nesse momento de grande necessidade de profissionais de saúde. “Realizar a colação de grau de profissionais de saúde é importante porque os recursos disponíveis, tanto materiais quanto humanos, muitas vezes já não eram suficientes para atender toda a demanda da população antes mesmo da pandemia, e com ela isso se agravou”, completou.