22/02/2021 09:00

Inscrições abertas para Projeto de Ensino Círculos Matemáticos: Teoria dos Números

O Projeto de Ensino Círculos Matemáticos: Teoria dos Números, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), iniciou as inscrições para preenchimento de vagas para a atividade realizada em modo remoto.  As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas através do link (http://csa.uefs.br/index.php/projetoensino211/inicial) até o preenchimento das vagas.

O Projeto será realizado no período entre 22 de fevereiro e 1 de abril, e tem como objetivo implementar uma adaptação dos programas de sucesso de mesmo nome, aplicados em vários países. A expectativa é que os estudantes aprofundem seu conhecimento sobre Teoria dos Números, resolução de problemas e demonstrações matemáticas, aprendendo através da prática e cooperação.

Durante as reuniões semanais, a pretensão é de expor questões elementares do ponto de vista conteudista, porém complexos do ponto de vista conceitual, conduzindo debates com discentes acerca dos conceitos envolvidos (relacionados a Teoria dos Números, no caso) e propondo atividades para serem resolvidas em grupo, com ou sem o auxílio direto do professor. As plataformas utilizadas serão Google Sala de Aula e Google Meet.
Constitui o único pré-requisito ser estudante de graduação da Uefs. O projeto foi pensado principalmente para os estudantes da Licenciatura em Matemática dos semestres iniciais, mas alunos de outros semestres e cursos são bem-vindos.

O projeto é dividido em dois círculos, cada um composto pelo professor e mais 20 estudantes. As atividades de cada círculo terão carga horária total de 24 horas, sendo 12 horas de atividades síncronas online (2 horas semanais) e 12 horas de atividades assíncronas (2 horas semanais).
O conteúdo a ser abordado será o básico de Teoria dos Números, principalmente Divisão Euclidiana, Congruência e Números Primos. Em paralelo, serão abordados conceitos básicos de indução matemática, teoria dos conjuntos, lógica matemática e técnicas de demonstração.

Os horários das atividades são:

Círculo 1 (20 vagas):
Segunda-feira 15h30-17h30