19/11/2020 10:00

Uefs participa do Novembro Negro na Comunidade Quilombola da Lagoa Grande

“Memórias, vivências e resistências da ancestralidade: as águas da Lagoa Grande de São José das Itapororocas”. Esse é o tema do  "VIII Novembro Negro da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande (distrito de Maria Quitéria), programado entre 19 e 21 de novembro, que este ano acontece na versão virtual, com organização da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Reavivam-se as lutas em torno da Lagoa Grande, espaço comum tão importante para a comunidade, mas que vem sendo há muitas décadas alvo de cercamentos e agressões. Trata-se de evento tradicional da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande, que já faz parte da agenda cultural de Feira de Santana.

A programação é composta tanto de atividades que poderão ser acompanhadas “ao vivo”, quanto por vídeos, através no canal da AQCOMAC no Youtube  https://www.youtube.com/channel/UCqh8lze-gLMjfyIGl0PoNVQ . No sábado, dia 21, as atividades acontecerão na comunidade, com os cuidados necessários para a proteção contra a Covid-19. Uma alvorada dará início, logo cedo pela manhã, a um ato político em defesa da lagoa, força viva das comunidades ao seu entorno.

19/11/2020 (quinta)

19h: Mística de abertura

19h20: Abertura

19h30-21h: Memórias, vivências e experiências da ancestralidade de São José das Itapororocas”

Cacique Juvenal (TEIA dos Povos); Francisco Pereira da Silva (Vei da Quixabeira da Lagoa da Camisa); Edcarlos da Cruz Ferreira (quilombola da Lagoa Grande).

21h-21h30: Debate

20.11.2020 (sexta)

14h: Ciranda da negritude

15h: Acolhimento Cultural

Júlia Suzarte e Romildo Alves (Garotinho do Cordel)

15h-17h: Cine debate: Os guardiões da Lagoa (documentário)

Escolas, Comunidade, UEFS

19h: Momento cultural

Camila Anunciação

19h30-20h30: Revivendo e revisitando os temas do Novembro Negro, dos anos 2011 a 2019, da comunidade quilombola da Lagoa Grande.

Memórias Vivas: Caciano, Renilda, Maria das Graças, Sandra, José Raimundo, Karen, Girlene, Eduardo, Sônia e Camila

20:30-22:00h: Momento cultural

21.11.2020 (sábado)

5h: Ato em defesa da lagoa