Notícias

24/09/2020 09:10

Curso de extensão na Uefs aborda a epistemologia afro-brasileira do Irê Ayó

O curso “Irê Ayó: uma epistemologia afro-brasileira” é uma atividade complementar de caráter extensionista realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através da Pró-reitoria de Extensão, Grupo de Pesquisa e Extensão Artes do Corpo: memória imagem e imaginário, Laboratório de Estudos, Conexões Atlânticas e Diáspora Africana: cultura afro-brasileira e indígena.

Irê Ayó, cujo início antecedeu a Lei 10.639 e vem ao longo dos anos sendo ampliado, propõe uma educação produzida nas encruzilhadas da cultura, da tradição, das religiões de matrizes africanas, da história africana e pós-diaspórica do povo negro no Brasil. Aproxima fenômenos do Ayiê e do Orum, com corpo e espiritualidade abertos ao acontecimento para as tessituras que precisam ser produzidas solidariamente na vida comunitária.

Ministrado pela professora Vanda Machado, doutora em Educação, Iyá Egbé do Ilê Axé Opô Afonjá, o curso está programado para os dias 25 de setembro; 2, 9, 16 e 23 de outubro, das 14h às 16h, com carga horária total de 20 horas, na plataforma do Google Meet. Também será transmitido ao vivo pelo o Canal do Youtube:  GEPAC – ARTES DO CORPO UEFS.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.