23/09/2020 16:20

Uefs e Univasf realizam pesquisa sobre os impactos da covid-19 em gestantes e puérperas

Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançam, em parceria, a pesquisa “Percepções de gestantes e puérperas sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no seu ciclo gravídico-puerperal”.

Mulheres com até 45 dias de parida, ou seja, puérperas, e gestantes responderão 59 questões fechadas e 2 abertas, que servirão de base para o desenvolvimento de uma rede de colaboração, formulação de estratégias de orientação e apoio nesse contexto. O questionário pode ser respondido até as 23h59 do dia 31 de outubro.

A pesquisa tem o intuito de fortalecer a produção de conhecimento científico sobre aspectos da COVID-19 fora dos grandes centros, visto que é fruto de uma parceria firmada entre as instituições de ensino superior (IES) UEFS em Feira de Santana - BA e UNIVASF campus Petrolina - PE, e todas essas IES se localizam em cidades-pólo no interior nordestino. E por fim, a pesquisa “Percepções de gestantes e puérperas sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no seu ciclo gravídico-puerperal” importa por possibilitar diálogo com as políticas públicas atuais e compreensão do acesso a serviços e informações de qualidade para este público.

Para participar, a gestante ou puérpera deve ser brasileira, alfabetizada, com idade maior de 18 anos completos e não pode possuir transtornos mentais severos e persistentes com diagnóstico estabelecido, antes mesmo da gestação. As informações obtidas serão utilizadas para fins da pesquisa e serão manejadas em total sigilo, com a identidade da participante preservada.

As colaboradoras da pesquisa receberão, nos contatos cadastrados, cards com orientações sobre cuidados e riscos baseados em evidências científicas e os resultados da pesquisa de forma objetiva e com linguagem acessível. Os resultados da investigação serão divulgados por meio de eventos e publicações científicas, contribuindo para o avanço da ciência.

O link para o questionário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFgKeO1GrVtt_chyeO5HoytmTrxPJ98iawrJuGaVmmYS2MtQ/viewform

*Com informações da Ascom/Univasf