15/09/2020 07:50

Pesquisador da Uefs integra projeto de avaliação do cuidado de enfermagem em hospitais universitários brasileiros

Um seminário online, realizado no dia 11 de setembro, marcou o lançamento público do Projeto de Pesquisa Multicêntrico: Avaliação do cuidado de enfermagem em hospitais universitários brasileiros. Dentre os objetivos norteadores estão: avaliar o cuidado de enfermagem a pacientes com COVID-19 em hospitais universitários brasileiros; identificar as taxas de mortalidade, adequação, eventos adversos, tempo de permanência, ocupação, leitos disponíveis, funcionário/leito, tempo de internação e relação de alta/internação no atendimento de pacientes com COVID-19 no ambiente hospitalar; e construir um guia de boas práticas para o cuidado de enfermagem a pacientes com COVID-19 e outras epidemias virais.

O professor doutor Deybson Borba de Almeida, ligado ao curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), atua como pesquisador responsável de um dos subprojetos e representa a Instituição no grupo de estudiosos. Segundo ele, trata-se de um projeto de pesquisa multicêntrica aprovado na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves, que ocorrerá em 10 Hospitais Universitários no país, sob a coordenação geral da professora doutora Alacoque Lorenzini Erdmann da Universidade  Federal de Santa Catarina.