01/08/2020 08:00

Pluriversidade marca Jornada Virtual da Uefs

E se você fosse convidadx a caminhar por trilhas diversas que, ao fim, compartilhariam o mesmo destino? A aquisição de conhecimento e ampliação de saberes seriam certezas do percurso, independente do caminho escolhido. Você toparia? E qual seria a trilha da sua preferência? Nas opções existiam os caminhos da política, da culinária, tinha a trilha sobre o autismo, uma que abordava a economia solidária, outra sobre a psicologia, a educação antirracista, e tantas outras possibilidades de caminhos a percorrer.

Durante esta semana, as “Trilhas para a Pluriversidade” foram a escolha dos participantes da Jornada Virtual da Uefs. “O evento tem uma programação incrível e diversa. Fiquei encantando com tantas possibilidades! Achei muito interessante essa transdisciplinaridade, pois consigo aprender um pouco sobre outras áreas diferentes da minha de atuação”, disse Thiago Nunes, estudante de Letras com Inglês, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus Jacobina.

A professora Marjorie Nolasco, que faz parte da comissão organizadora do evento, ressalta a importância da interdisciplinaridade no contexto da Jornada. “É a primeira vez que eu vejo uma ação da universidade que realmente consegue trazer debates que não são voltados para uma área específica, mas possibilidades para olhar os aspectos de múltiplas formas. A Jornada tem esse poder de ser o início dessa transformação, é o caminho para uma universidade mais universal, mais múltipla”, destacou.

A Jornada Virtual da Uefs acontece até este sábado (1º). Durante o dia a programação segue com mesas-redondas, oficinas, minicursos e a cerimônia de encerramento das atividades, às 15h. A atividade contará com a apresentação musical de Beth Dias, será transmitida pelo ambiente virtual do evento e pelo canal da TV Olhos D’Água no Youtube.