Notícias

30/07/2020 13:00

Festival do Museu Casa do Sertão publica Bié dos Oito Baixos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publica, às 15h desta quinta-feira (30), o último vídeo da programação do Festival de Cinema Sertão em Cena. A iniciativa do Museu Casa do Sertão brinda os internautas com ‘Bié dos Oito Baixos’, uma narrativa ocorrida em território feirense, que pode ser assistida na página do Museu no Facebook, onde também são disponibilizado os demais vídeos do Festival:

https://www.facebook.com/museucasadosertao/

Dirigido por Eduarda Gama e Uyatã Rayra, ‘Bié dos Oito Baixos’ conforma-se como o registro-acontecimento em que se detalham, de uma genuína ótica, uma costura de imagens-textos. O foco é uma emblemática manifestação cultural popular, no Centro de Abastecimento de Feira de Santana.

O roteiro enfoca a biografia de Francisco da Silva Sena (o Bié) e o notabiliza enquanto mobilizador cultural que perpassa por meio de improvisos instrumentais (sanfona de 8 baixos acompanhada de zabumba e triângulo) no Samba de Roda do ambiente da feira, além de sons, cenas e personagens que protagonizam icônicas performances. A produção traz à luz reflexões sobre cultura, mentalidades, silenciamento, micropoderes e seu trânsito nos círculos sociais.

O Festival de Cinema Sertão em Cena foi criado com o objetivo de estimular a apreciação dos públicos (no plural entendendo a sua não uniformidade) a produções regionais que abordam, a partir de cenas, sequências e contextos, suas relações a enunciados históricos, sociais e as correntes artísticas e intelectuais. A proposta é de uma vigorosa pauta de discussões sobre as possibilidades e problematizações da produção audiovisual no interior baiano.

Sertão em Cena oferece expedientes reflexivos sobre patrimônio cultural, numa vinculação direta com o presente a partir das movimentações cênicas e nas discussões propostas sobre o protagonismo estético. 

Em meio às exibições, foram programadas duas ‘lives’, a primeira realizada em 23 de julho com participação de Kaony Moreira, técnico universitário do Museu, Sócrates Júnior, artista e diretor de arte, e Rainha Han, graduanda em cinema pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Nesta quinta-feira, 30 de julho, encerrando a atividade, haverá a participação de Kaony Moreira, Eduarda Gama e Uyatã Rayra.

 

Acompanhe:

https://mcs.uefs.br/

Facebook: Museu casa do sertão – uefs

Instagram: @museu.casa.do.sertao

E-mail: museucasadosertao@uefs.br

 

Texto: Museu Casa do Sertão

29/07/20

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.