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24/03/2020 08:00

Confira nota da Pró-reitoria de Graduação

Prezados Colegas professores que atuam nos Cursos de Graduação da UEFS!

Considerando o avanço da pandemia do Coronavírus e seus impactos internacional, nacional, estadual e localmente, provocando, sobretudo, que regiões inteiras entrem em quarentena, confinamento e isolamento, sendo estimulado em resposta, em todas as áreas, o trabalho/estudo remoto;

Considerando a nota da Administração Central publicada no dia 13 de março que recomendava concluir, até o dia 20/03/2020, as atividades práticas e estágios curriculares, que incluam o atendimento ao público, nos Cursos de Graduação;

Considerando que foi realizada reunião da Administração Central com as Pró-Reitorias de Acadêmicas e os Diretores de Departamento para discussão sobre a pandemia do Coronavírus, sobre as medidas institucionais de prevenção e combate ao vírus e ainda, sobre medidas acadêmicas e administrativas decorrentes destas;

Considerando a determinação do Governo do Estado de suspensão das aulas por 30 dias na rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades que registraram casos de Coronavírus, já a partir do dia 17 de março de 2020, terça-feira (17), que inclui rede básica e ensino superior de esferas municipais, estadual e federal, rede pública e privada;

Considerando a nota da Administração Central do dia 17 de março de 2020 reiterando as medidas adotadas pelo Governo do Estado da Bahia para a prevenção do contágio pelo Coronavírus (COVID-19) ao determinar a suspensão das atividades presenciais nos cursos de graduação e pós-graduação e a adoção de atividades não-presenciais para a finalização do semestre (2019.2) da graduação, atentando que: a) cabe ao docente, no uso da sua autonomia didático-pedagógica, levando-se em consideração a natureza do componente curricular, definir as atividades não-presenciais; b) o portal do aluno é considerado a forma de comunicação oficial com os discentes;

Considerando que o CONSU foi convocado e a reunião foi realizada no dia 18 de março de 2020, quarta-feira (18), para que a Administração Central pudesse ter oportunidade de apresentar as medidas tomadas até o momento, para propor novas medidas e sobre a necessidade de deliberar sobre medidas mais específicas, dentre as quais apreciarem questões apresentadas pelos Colegiados de Curso de Graduação enviados ao CONSU;

Considerando nota da Administração Central publicada no mesmo dia 18 de março, quarta-feira, tornando público um plano de contingências discutido e aprovado pelo CONSU que inclui orientações sobre atividades remotas para a graduação, que inclui a extensão do término do calendário acadêmico e fechamento das cadernetas 2019.2 (na tentativa de permitir que haja tempo para adaptação aos professores e estudantes a essa nova dinâmica), orientações para as apresentações de TCC, cumprimento das cargas horárias de ensino e ainda a realização de provas finais;

Considerando que foi realizada reunião de Câmara de Graduação sob forma virtual no último dia 19 de março, quinta-feira e na oportunidade foram esclarecidas pela Pró-Reitoria de Graduação as dúvidas apresentadas pelos Colegiados em decorrência das manifestações de professores e que estes não apresentaram questões em dissonância das medidas adotadas e sugeridas, no que pese algumas dificuldades e especificidades registradas;

Considerando que a dinâmica de respostas à prevenção e combate ao Coronavírus foi feita com base na:

a) disseminação deste e acompanhamento pelas autoridades internacionais, nacionais, estaduais, municipais e pelo comitê institucional;

b) que as medidas tomadas foram progressivas e em sintonia com o cenário estadual e local;

c) que foram levados em conta o estágio do nosso calendário acadêmico, onde já estávamos com mais de 85% de integralização (exceto medicina e situações específicas) e o panorama que já apontava o mês de abril como início do período de ápice do vírus no nosso estado e cidade;

d) que todas as medidas foram tomadas ouvidas as Pró-Reitorias, as Direções de Departamento e considerados os pedidos de esclarecimentos enviados pelos Colegiados de Curso;

Colocamos a PROGRAD à disposição dos senhores(as) através do e-mail prograd@uefs.br e coordena.prograd@uefs.br naquilo que se fizer necessário, em tempo que agradecemos aqueles que já estão fazendo e convidamos e orientamos os demais professores(as) que de forma remota continuem suas atividades didático-pedagógicas para a conclusão do semestre letivo de 2019.2, até o dia 25/04.

Em tempo, esclarecemos que as atividades desenvolvidas com os estudantes de forma remota serão reconhecidas e poderão ser lançadas como aulas ministradas no planejamento do Sagres, bem como, atividades avaliativas, que incluem os Trabalhos de Conclusão de Curso e Provas Finais, a exemplo do que muitos professores e Colegiados têm nos registrado de experiências positivas nos diversos Cursos de Graduação.

Reconhecemos que alguns componentes curriculares têm características muito específicas e que o trabalho remoto traz algum prejuízo pedagógico. No entanto, considerando que temos mais de 85% dos programas destes componentes curriculares cumpridos, salvo exceções (ver Nota da Reitoria do dia 18/03, pág. 2, letra h), que devem ser levados aos Colegiados de curso para apreciação e deliberação e a Prograd, recomendamos que mesmos estes componentes curriculares sejam concluídos e quanto da normalização da situação, que nestes casos o colegiado e professores possam ofertar atividades curriculares não obrigatórias, complementares e/ou suplementares, para sanar possíveis prejuízos no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes nos referidos casos.

Sobre as provas finais recomendamos que seja feita de forma remota seguindo o que esta previsto na Resolução CONSU nº 46/2006, Art. 57, “A Avaliação Final (AF) será obtida através de instrumentos (provas, análises de texto, trabalhos discursivos escritos, relatórios de experiências e outros) que possam ser arquivados para comprovação de sua efetiva realização, assim que superarmos esse momento difícil para todos nós. A título de exemplo se a opção como atividade de verificação da aprendizagem e/ou prova final for um estudo dirigido ou prova de consulta que o aluno deve enviar por endereço eletrônico o arquivamento do trabalho com cópia do e-mail de envio do estudante pode ser suficiente para identificar a autoria do estudante neste.

Quanto às demais rotinas acadêmicas da PROGRAD, todas estão sendo respondidas por meio remoto através dos e-mails (prograd@uefs.br, coordena.prograd@uefs.br, monitoria.prograd@uefs.br, pedagogico.prograd@uefs.br, docente.prograd@uefs.br, discente.prograd@uefs.br, reda@uefs.br, viagemdecampo.prograd@uefs.br) e do SEI (UEFS/REIT/PROGRAD), além do auxílio do preposto da TecnoTrends (gbrum@tecnotrends.com.br) para atendimento das demandas de sistema.

A Empresa TecnoTrends disponibilizou para a toda comunidade acadêmica da UEFS, pelo prazo de 120 dias, o uso do Sagres Social e Sagres Mobile (aplicativo). O Sagres Social é uma ferramenta que visa uma aproximação maior entre aluno e professor, se assemelhando a uma rede social em uma sala virtual – conforme nota disponível na página da UEFS e e-mail da Divisão de Assuntos Acadêmicos.

Reiteramos a todos a necessidade de tomarmos medidas preventivas individuais e coletivas de combate ao Coronavírus e desejamos a todos uma experiência positiva de trabalho remoto com os nossos alunos de graduação. Em tempo, renovamos préstimos de estima e consideração, bem como esperamos contar com o empenho e colaboração de todos(as), da mesma forma que nos colocamos abertos para acolher as dificuldades encontradas por todxs.

 

Atenciosamente,

 

Equipe PROGRAD

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