19/12/2019 10:30

Cinco novos títulos são lançados pela Uefs Editora

A Uefs Editora encerrou o ano de 2019 com o lançamento de mais cinco livros na terça-feira (17). A cerimônia foi realizada no Hall da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Durante o evento, a vice-reitora Amali Mussi expressou que a publicação de novos livros contribui para o fortalecimento da universidade como uma porta aberta a produção acadêmica.

Ione Celeste Jesus de Souza autora do livro “Escolas ao povo!” ressaltou o papel da Uefs em ir de encontro às dificuldades apresentadas no contexto atual e apoiar a permanência da população menos favorecida, como negros e pobres na universidade pública, e enfatizou o papel dessas pessoas como produtores de conhecimento.

Os livros lançados são frutos de estudos em História, Antropologia, Turismo, Literatura e Educação:

Em Fuxico do candomblé, Julio Braga aborda o aspecto que dá título ao livro e outros do mundo mágico-religioso dos terreiros jêje-nagôs da Bahia.

Chintamani Santana Alves, em
Tramas da terra, investigou em fontes documentais de órgãos da Justiça os processos-crime relacionados com os conflitos rurais, nas duas primeiras décadas do século XX, no município de Feira de Santana.

Turismo no Semiárido baiano, organizado por Telma Maria Souza dos Santos, reúne trabalhos de pesquisadores sobre as condições de possibilidade de incremento da atividade turística nessa região da Bahia.

Em João Cabral & Miró, livro que se caracteriza pela novidade do tema desenvolvido,
Rubens Alves Pereira mostra como a obra de um grande poeta brasileiro dialoga com a obra de um artista plástico espanhol, um dos mais importantes do século XX.

Escolas ao povo!, de Ione Celeste Jesus de Souza, é fruto de uma pesquisa em arquivos do período 1870-1890 para descrever e analisar os discursos das classes dominantes sobre como a população pobre da Bahia devia, sob controle, aprender a ler, escrever e contar.