07/11/2019 18:10

Seminário na Uefs discute o histórico das lutas sociais brasileiras

O 11º. Seminário do Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) terá como tema “Esquerda e Lutas Sociais: passado e presente”. O evento está programado no período de 12 a 14 de novembro, no auditório 5 do módulo 7 do campus universitário. O seminário discutirá as relações do perfil atual do Estado brasileiro com diversos grupos da sociedade civil considerando raça, gênero, classe e marxismo.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas através AQUI ou presencialmente no dia do evento.

Confira a programação completa:

Terça-feira (12 de novembro de 2019).

Conferência de abertura (às 09:00): Protestantismo e o avanço do autoritarismo no Brasil.

Conferencista: Profª Dra. Elizete da Silva (UEFS)

Mediador: Prof. Dr.Eurelino Coelho.

Mesa 1 (às 14:00): Marxismo é coisa de preto? Questão racial e luta de classes.

Palestrantes: Prof. Ms. Valter Zaqueu Silva (UFBA), Prof. Dr. Aruã Lima (UFAL) e Prof. Dr. Carlos Silva (UEFS).

Mediador: Prof. Ms. Rodrigo Borges (UFAL).

Quarta-feira (13 de novembro de 2019).

Simpósios Temáticos (às 09:00)

Mesa 2 (às 14:00): O espectro que ronda a História do Brasil: o passado autoritário em disputa no presente.

Palestrantes: Prof. Dr. Muniz Ferreira (UFRRJ), Prof. Dr. Eurelino Coelho (UEFS) eProf. Ms. Lineker Norberto (UNEB/UFRGS).

Mediadora: Graduanda Karoline Brandão.

Quinta-feira (14 de novembro de 2019).

Simpósios Temáticos (às 09:00)

Mesa 3 (às 14:00): Mulheres na sociedade de classes: Marxismo e experiências revolucionárias.

Palestrantes: Profª Ms. Tamires Assad Brito (UFF),Profª Ms. Danielle Jardim (UFF) eProfª Ms.Alane Sousa (UEFS).

Mediadora: Graduanda Elvia Cristina.

Conferência de encerramento (às 17:00):

Conferencista: Profª Dra. Sônia Regina de Mendonça (UFF)

Mediador: Prof. Ms. Andrei Valente (UEFS)