07/11/2019 17:00

Palestra discute aspectos psicológicos da transição para a universidade

Com o propósito de acolher e orientar os novos alunos acerca dos cuidados com a saúde mental ao se inserir na universidade, a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis e o Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico (Propaae/NAPP) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promoveram, nesta quarta-feira (6), o 3° Seminário de Transição para a Universidade (Setra).

O evento contou com a palestra "Entrei na Universidade e agora?", ministrada por Luiz Felipe Monteiro, psicólogo da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do Programa PsiU – Universidade, Saúde Mental e Bem-estar. O palestrante destacou como o ambiente universitário e as cobranças da vida acadêmica podem acarretar um sofrimento psicológico muito grande, principalmente naqueles que ainda estão se adaptando a uma nova rotina.

A aluna do primeiro semestre de Filosofia, Ive Nataly Costa, disse que o evento é uma forma de acolhimento pois ao chegar à universidade os novos alunos têm muitas frustrações,e se assustam com a mudança de rotina, então se torna fundamental discutir a saúde mental nessa transição.