Notícias

09/07/2019 08:00

Docentes da Uefs apresentam trabalhos sobre doença falciforme em simpósio internacional

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e o Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estiveram representados no 13th Annual Sickle Cell Disease Researchand Educational Symposium, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

O evento, que teve como tema central “Changingthe Conversation for Sickle Cell Diseaseand Reshaping its Future”, reuniu pesquisadores das diversas disciplinas do campo da Saúde, Ciências Humanas e Engenharia Genética, engajados em buscar alternativas para promover a qualidade de vida de pessoas com doença falciforme.

As enfermeiras Evanilda Souza de Santana Carvalho e Silvone Santa Bárbara, e a educadora física Lea Barbetta, docentes do Departamento de Saúde, apresentaram trabalhos desenvolvidos no âmbito dos projetos financiados pelo CNPq e apoiados por bolsas de iniciação cientifica da Uefs, mestrado e doutorado.

Os estudos apresentados versaram sobre o “Cuidado de Enfermagem para superação do estigma da doença falciforme nas unidades de saúde”, “Avaliação de políticas de assistência a pessoas com doença falciforme” e “Intervenções para a prática segura de exercícios em crianças e adolescentes com doença falciforme”.

A Uefs tem se tornado referência em estudos relacionados às populações vulneráveis, e desde 2011 vem se destacando na produção do conhecimento sobre o cuidado no adoecimento crônico, através de intervenções sobre os adoecidos e seus familiares e da difusão de conhecimento para redução da invisibilidade da doença falciforme, a qual tem na Bahia a maior frequência entre os estados brasileiros.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.