Notícias

07/06/2019 08:30

MapBiomas lança novo sistema

O MapBiomas, Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil, lança nesta sexta-feira (7) o "MapBiomas Alerta", que consiste em um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa em todos os biomas brasileiro. O evento acontece na Sede do Tribunal de Contas da União - Auditório Ministro Pereira Lira, St. de Administração Federal Sul - Asa Sul, Brasília - DF.

O sistema "MapBiomas Alerta" disponibiliza imagens em alta resolução, desenvolvido pela rede colaborativa do projeto em parceria com provedores e usuários de alertas.

O Projeto é uma ação que contém uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação. Utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para originar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil.

A caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, tem mapeamento de suas fisionomias, como vegetação e solo, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e também pela Associação Plantas do Nordeste (APNE).


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.