18/03/2019 11:40

Jornada Pedagógica abordou o ensino da música na escola

O Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realizou nos dias 14 e 15 de março, a 2° Jornada Pedagógica “Ensino de Música na Escola”, como programação para o início do semestre 2019.1.

A Jornada promoveu uma mesa redonda sobre a composição no ensino musical, para discutir e propor novas atividades para serem desenvolvidas no ensino da música na escola. A professora Simone Marques Braga, coordenadora do GECOM, afirmou que o evento teve o intuito de dialogar com a utilização da composição voltada para o trabalho na sala de aula, “O foco da jornada é o ensino de música na escola. Mostramos que isso também pode ser aprendido, desenvolvido e, principalmente, pode ser ensinado e utilizado como uma ferramenta pedagógica.”

No evento, houve o lançamento do espaço virtual do GECOM, que tem a finalidade de se tornar meio de divulgação de eventos e a produção de membros do grupo. O Minicurso “A Composição Musical na Escola: Caminhos e Diretrizes Pedagógicas”, apresentado pelos professores Josinaldo Gomes e Vinicius Borges Amaro, encerrou a programação.

Para o professor Josinaldo, “a composição não é algo fechado somente aos compositores, qualquer pessoa pode criar uma composição. Então, é dar possibilidades para que os alunos possam desenvolver essa prática de composição nas próprias aulas”.