06/12/2018 09:00

Inscrições abertas para minicurso de primeiros socorros para estudantes

Será realizado no dia 12 de dezembro, a partir das 8h, na quadra esportiva do campus universitário, o 2º. Minicurso de primeiros socorros para estudantes: uma abordagem teórico-prática. O evento está sendo organizado pelo professor doutor Gilmar Mercês de Jesus, turma de Primeiros Socorros 2018.2 do curso de Educação Física e comissão de formatura de Farmácia 2019.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O Minicurso tem a finalidade de demonstrar técnicas necessárias para execução de primeiros socorros de forma correta para vítimas de trauma ou de emergências médicas, oferecendo um atendimento de qualidade, naquilo que for possível e com respeito aos limites legais. Para execução do Minicurso, foram selecionadas situações de risco específicas e respectivos procedimentos para serem ministrados através das situações como:parada cardiorrespiratório e reanimação cardiopulmonar, transporte de vítimas, engasgo e manobra de Heimlich, ferimentos e hemorragias e como montar um estojo de primeiros socorros.

Serão montados estandes, um para cada tema, nesse sentido, cada inscrito passará por todos os estandes onde são executadas as palestras e a prática sobre determinado tema. Após o final da primeira oficina, o participante seguirá para a próxima até aprender sobre todos os temas. O rodízio é o seguinte: Oficina 01 – Parada cardiorrespiratório e reanimação cardiopulmonar; Oficina 02 – Transporte de vítimas; Oficina 03 – Engasgo e manobra de Heimlich; Oficina 04 – Ferimentos e hemorragias; e Oficina 05 – Como montar um estojo de primeiros socorros.

As inscrições podem ser realizadas com os formandos do curso de farmácia 2019.1, lembrando que são vagas limitadas devido a dinâmica a ser trabalhada. Outras informações entrar em contato através do e-mail: comissaofarmaciauefs2019.1@gmail.com.