10/10/2018 08:00

Educação Científica Intercultural é tema de workshop na Uefs

Gerar oportunidades para argumentações com o intuito de contribuir para ampliação das visões de mundo científico por parte dos participantes e das relações que são possíveis de serem estabelecidas com outros sistemas de saberes. Esses são os norteadores do 2º. Workshop Educação Científica Intercultural: Entre as Ciências e as Vivências que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Promovido pelo Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências, com apoio da PROEX-UEFS e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ufba/Uefs), o evento tem como público alvo professores, estudantes de graduação e pós-graduação, sabedores locais e pesquisadores da área de ensino de Ciências.

Para inscrição e recepção de trabalhos acessar o site

https://sites.google.com/view/iiworkshopeci/página-inicial. O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 15 de outubro. Contatos pelo e-mail formaprofbio18@gmail.com.

PRIMEIRO DIA: 30.10.2018

8:30h – Recepção

8:55h – Abertura do evento e saudação.

Profª. Dra. Geilsa Baptista (GIEEC-DEDU-UEFS) e PPGEFHC (UFBA e UEFS).

9:00h – Palestra: Epistemologias não relativistas e pluralistas para o ensino de ciências politicamente sensível.

Palestrante: Prof. Dr. Frederik Santos (UFRB).

Mediadores: Msc. Aluska Matias (PPGECM-UEPB) e Msc. Ana Caroline Maia Barboza (Secretaria de Educação do município de Santo Amaro, Bahia).

10:00h – Intervalo

10:15h – Palestra: Interculturalidad como relaciones entre conocimientos científicos escolares y tradicionales.

Palestrante: Profª. Dra. Adela Molina (UniversidadDistrictal Francisco José Caldas), Colômbia.

Mediadores: Profª. Dra. Geilsa Baptista (UFBA e UEFS), Msc. Jairo Robles-Piñero (PPGEFH –UFBA/UEFS).

11:15h – Palestra: Saberes locales para una educación científica intercultural: una experiencia de aula en la comunidad Wayuu en Colombia.

Palestrante: Profª. Dranda. Nadenka Beatriz Melo Brito (Universidad Districtal Francisco José Caldas), Colômbia.

12:15 - Almoço.

14:00h – Roda de diálogo com sabedores locais: saberes prévios e científicos escolares.

Sabedores locais: José Roberto Caldas Pinto (pescador da Ilha de Itaparica), Terezinha das Virgens Fonseca (agricultora, Matinha, Feira de Santana, Bahia), Lívia Oliveira (marisqueira e pescadora na comunidade quilombola São Braz, Santo Amaro, Bahia).

Mediadores: Profª. Dra. Geilsa Baptista (UEFS) e Prof. Dr. Frederik Santos (UFRB).

15:15h – Intervalo.

15:30h - Roda de diálogos com professores de ciências: desafios para o ensino intercultural.

Palestrantes: Msc. Ana Caroline Maia Barboza (Secretaria de Educação do município de Santo Amaro, Bahia) e professora bióloga Ritali Vitória Rabelo (Colégio Estadual Dom Pedro II, Coração de Maria, Bahia).

Mediadores: Msc. Emanuele Suzart (PRODEMA-UFS) e Profª. Msc. Dirlane Gomes e Silva (Secretaria de Educação do Estado da Bahia, PPGB-UEFS).

16:30h - Grupos de discussões e trabalhos sobre projetos de interesse com os estudantes do PPGEFHC e da graduação da UEFS.

Profª. Adela Molina (UniversidadDistrictal Francisco José Caldas) Colômbia e Profª. Dra. Norma Conztanza (Universidade Pedagógica Colômbia).

17:30h- Encerramento

SEGUNDO DIA: 31.10.2018

8:30h – Recepção

9:00h – Palestra: El cuidado de la vida desde la cosmogonía UitotoMuruy. Implicaciones para la enseñanza de la biología.

Palestrante: Profª. Dra. Norma Conztanza (Universidade Pedagógica Colômbia).

Mediadores: Profª. Dra. Geilsa Baptista (UFBA e UEFS) e Msc. Jairo Robles-Piñero (PPGEFH – UFBA/UEFS).

10:00h – Intervalo.

10:15 h – Palestra: A importância da formação de professores de ciências para o diálogo intercultural.

Palestrante: Profª. Dra. Geilsa Baptista (UEFS) e Profª. Dra. Rosiléia Oliveira de Almeida (UFBA).

Mediadores: Msc. Emanuele Suzart (PRODEMA-UFS) e Msc. Karina Vieira Martins (PPGDA-UFBA)

11:45 h – Almoço.

14:00h – Apresentações de trabalhos (formato oral) voltados para a abordagem intercultural no ensino, nas aprendizagens e nas pesquisas sobre educação em ciências.

Mediadores: Profª. Dra. Geilsa Baptista (UEFS), Profª. Dra. Rosiléia Almeida (UFBA), Profª. Dra. Adela Molina (UniversidadDistrictal Francisco José Caldas) e Profª. Dra. Norma Constanza (UniversidadPedagogica Nacional), Colômbia.

18:00h – Encerramento. Reunião com a comissão para proposições para os próximos Workshops e Encerramento.