02/10/2018 16:00

Uefs oferece curso de extensão em pesquisa colaborativa de socioecossistemas

Promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Nupas/Uefs), Programa de pós-graduação em Planejamento Territorial, Instituto de Ecologia, Xalapa, México (INECOL) e a Ong Conservación Biológica y Desarrolo Social A.C. (COMBIODES) do México, o curso “Bases e ferramentas para a pesquisa colaborativa de socioecossistemas” será realizado no período de 16 a 20 de outubro, no Laboratório de Biologia (Labio), localizado no módulo 2 do campus universitário.

Com o apoio de leituras e aulas presenciais, serão apresentadas informações teóricas e estudos de caso para fornecer uma visão geral da pesquisa colaborativa bem como seus fundamentos éticos, a diversidade de correntes e escolas existentes, e o atual reconhecimento da relevância para tratar estudos a partir da abordagem socioecossistêmica.

O curso terá um componente prático para aplicação de algumas das metodologias estudadas. Serão disponibilizadas vinte e cinco vagas para professores e pesquisadores das universidades baianas, discentes dos programas de cursos de pós-graduação, analistas e técnicos de órgãos ambientais e Ongs da área socioambiental. As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas pelo e-mail cursoextsocioecosis@gmail.com.