10/07/2018 10:40

Júri Simulado vai abordar o caso dos exploradores de caverna

Cinco pesquisadores ficam soterrados numa caverna durante atividades profissionais. Chega para eles a notícia de que o socorro será tardio e que todos morrerão de fome. Mas, decidem que um deverá ser sacrificado para servir de alimento para os demais. Os sobreviventes deverão ser absolvidos ou condenados por assassinato e canibalismo?

Essa situação, baseada na obra ‘O caso dos exploradores de caverna’, do jurista e escritor norte-americano Lon Fuller, será tema de júri simulado do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no próximo 13 de julho (sexta-feira), às 17h, no auditório 5, localizado no módulo 7 do campus universitário. A atividade, aberta à comunidade, integra os conteúdos da disciplina Hermenêutica Jurídica, ministrada pelo professor Agenor Sampaio Neto.

Com relação à sistemática deste Júri Simulado, o professor Agenor Sampaio Neto funcionará como Juiz, os estudantes na Acusação e Defesa, sendo que os sete jurados que vão decidir a causa pela condenação ou absolvição dos acusados serão cidadãos e cidadãs da comunidade de Feira de Santana.

O livro ‘The case of the speluncean explorers’, em Inglês, foi publicado nos Estados Unidos em 1949 e no Brasil em 1976. Costuma ser utilizado como obra introdutória nos cursos de Direito no mundo inteiro. Discute o conflito entre a interpretação literal das leis e sua adequação a cada caso concreto.