16/05/2018 14:50

Evento na Uefs debate resistência e direitos dos povos indígenas

Os Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com apoio do Projeto de Extensão Antropologia dos Povos Indígenas, promove no dia 17 (quinta-feira) a “1ª Re-União dos Estudantes Indígenas da Uefs: dialogando vivências contemporâneas e tradicionais”. O evento, programado no Anfiteatro do campus universitário, das 8h às 12h, tem como finalidade aproximar estudantes e a comunidade e a dialogar sobre as temáticas relacionadas aos povos indígenas do Brasil, e, em particular, os índios do nordeste brasileiro.

O objetivo é apresentar as várias formas de resistência dos estudantes indígenas e o papel principal nas diversas lutas por direitos que são protagonizadas pelo movimento indígena nacional. Os temas serão discutidos através da mesa redonda “Povos indígenas do Nordeste: identidade, resistência e protagonismo” e das oficinas realizadas na Residência indígena da Instituição.

Os interessados em participar da programação devem se inscrever AQUI.

Mesa Redonda - 8h às 12h (Anfiteatro do módulo 2/Uefs)

SHEILA BRASILEIRO - Antropóloga - indigenista - Analista pericial do Ministério Público Federal

CIBELLE TUXÁ - Estudante de psicologia- UEFS ( Indígena TUXÁ)

JOSÉ AUGUSTO LARANJEIRA SAMPAIO (GUGA) - Antropólogo, professor da UNEB

indigenista -membro do conselho diretor da Anaí - Associação Nacional de Ação Indigenista

LEIDIANE TUMBALALÁ-Professora indígena- Licenciada em História e licenciatura

intercultural indígena LICEEI- Subsecretária do FORUMEIBA representando os povos do norte da Bahia-Membro do CEE da Bahia

JOSÉ DA CRUZ - Liderança Pankararu -Coordenador das Escolas Indígenas da terra indígena Pankararu-Membro da COPIPE - Comissão de Professores/as Indígenas de Pernambuco

DOUGLAS PANKARARU – Estudante de Direito UEFS (mediador)

OFICINAS- 14h às 15h30 (Residência indígena/Uefs)

Oficina 1: Práticas musicais indígenas (Facilitador - Andeson Cleomar Pankararú)

Oficina 2: Arte com Barro (Jefferson Pankararu)

Oficina 3: Pintura Corporal ( Patrícia Tumbalalá e Letícia Tumbalalá)

Roda de Conversa - "Indígenas na Universidade? Seu lugar é mesmo aqui?".

Mediador: Ângelo Kaimbé.

Após a roda de conversa ocorrerá apresentações culturais:

- Toré

- Grupo Musical Coisa de Índio