14/03/2018 08:50

Docentes da Uefs se reúnem para debater experiências educacionais

O “Encontro de Formação - O Planejamento da Prática docente no Ensino Superior”, atividade que integra o calendário da Semana de Planejamento dos docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para o semestre 2018.1, realizado no dia 12 de março, propiciou um espaço de diálogo para aprimorar a atuação docente e o processo de aprendizagem do aluno.

Promovido pelo Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais (ProFACE) da Pró-reitoria de Graduação da Uefs, as atividades reuniram 115 docentes, distribuídos em três grupos. De acordo com Ana Carla Lima, coordenadora do (ProFACE), “saber planejar é um conhecimento necessário aos professores, inclusive, no ensino superior. Toda pratica educativa deve ser planejada para que alcance o objetivo de promover aprendizagens aos estudantes. Ao mesmo tempo, planejar é, também, uma forma de possibilitar uma reflexão ao docente quanto ao alcance dos resultados do seu trabalho a cada semestre”.

A professora Maria Geralda Aguiar, lotada no departamento de Saúde, avalia que “o encontro é muito pertinente e necessário, pois aproxima docentes de diferentes departamentos e áreas de conhecimento, além de garantir um espaço de diálogo com a Prograd”.

O Encontro teve como objetivos, reconhecer as práticas de planejamento dos docentes da Uefs; discutir os desafios que se apresentam ao professor como mediador dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos em um determinado componente curricular; e, ampliar a compreensão sobre o planejamento da aula como parte do processo de planejamento de ensino, considerando as exigências legais, a estruturação curricular do ensino de graduação e as orientações técnicas para elaboração do plano de ensino.