12/12/2017 14:50

Nota de solidariedade do Conselho Universitário da Uefs ao Professor Carlos Augusto Lima Ferreira

Em reunião realizada no dia 07 de dezembro de 2017, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), manifesta sua solidariedade ao Professor Doutor Carlos Augusto Lima Ferreira, docente de seu quadro permanente, diante de práticas de perseguição e de constrangimento públicos realizados em atividades acadêmicas por exercer seu direito de livre expressão, em especial, no evento promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados, no dia 24 de agosto de 2017, quando ele proferia a palestra "Fazer História como compromisso social e político: expressões da precarização da formação de professores".

Como historiador e pesquisador, cabe ao Professor Carlos Augusto o dever de colocar em pauta as questões históricas e políticas pertinentes à natureza da temática, contribuir para a produção de conhecimento e despertar o debate democrático.

O momento atual requer sabedoria para tolher práticas de intolerância no campo das idéias e do debate, assim como as que reverberam do livre pensar apologia à violência.

O CONSU repudia práticas que buscam o cerceamento e defende com veemência o direito a liberdade de ensinar, o pluralismo das idéias e o combate à posturas e discursos preconceituosos.

Feira de Santana, 12 de dezembro de 2017.

Evandro do Nascimento Silva

Reitor e Presidente do Consu