06/12/2017 15:50

Seminário na Uefs debate a pesquisa, leitura e escrita nas universidades

Cerca de 300 pessoas do Brasil e do exterior participam, nestas quarta e quinta-feira (6 e 7), do Seminário Internacional de Leitura e Produção no Ensino Superior (Slepes), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As atividades, desenvolvidas no Anfiteatro (Módulo 2 do Campus), foram abertas nesta quarta-feira com a conferência 'Pesquisar, Ler, Escrever: movimentos constitutivos do sujeito e do conhecimento’, proferida pela professora doutora Marinalva Vieira Barbosa, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG.

A produção do ensino superior, conforme afirmou a conferencista, dentre os diversos aspectos, deve estar voltada para a resistência em defesa das instituições, da comunidade, da população. Marinalva Barbosa citou práticas realizadas no mundo atual que têm tirado a visibilidade de um sujeito cotidiano com capacidade de resistência e com liberdade de criação e a produção da universidade tem o compromisso de fazer este resgate.

Presente no evento, o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva, fez referência à importância de eventos nas instituições de ensino superior que abordam leitura e a escrita. Ele citou que a produção do conhecimento dobra a cada cinco anos e que, em 2030, conforme previsões, irá dobrar a cada sete dias em função dos avanços tecnológicos, o que exige foco na qualidade mais do que na quantidade.

O Seminário é voltado para a leitura e escrita no ensino superior, numa iniciativa da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, criada em 1999. Não está restrito a profissionais da área de Letras, mas se enquadra como evento interdisciplinar e internacional.

A programação pode ser consultada aqui